INTERMEZZO: Enquanto os americanos não se decidem, umas notas. Ben Laden afinal não estava preso em Gunatanamo ou em Kabul já há 4 meses à espera de ser apresentado como ás de trunfo eleitoral de Bush. Por outro lado, apesar de os oráculos solenemente afirmarem que o terrorismo está pela hora da morte, nada de parecido com o atentado de Madrid aconteceu nos EUA, país que como se sabe tem algumas tropas no Iraque.
É verdade que não consigo descortinar a razão pela qual Pacheco Pereira afirma que Kerry será inevitavelmente um líder fraco face ao "terrorismo apocalíptico", mas compreenderia se os americanos, em tempos difíceis, não quisessem ajustar a mira entre dois tiros. Mas também percebo os americanos que responsabilizam Bush pelos tempos ainda mais difíceis que se advinham. Conta Plutarco ( edição da Oxford U.P., 1998, pp175) que os atenienses responsabilizaram Péricles pela peste que os afectou: os refugiados amontoados às portas de Atenas, produto da razia levado a cabo para limpar a Ática, eram resultado da guerra e incubaram a doença. Os inimigos políticos de Péricles, segundo Plutarco, convenceram os atenienses da responsabilidade de Péricles.
Os homens toleram a guerra até que ela lhes resolve fazer uma visita, mesmo que seja sob a forma de uma peste. Ou da ameaça dela.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.