NÃO, NÃO CAIU: Peça da SIC-Notícias sobre o aniversário da queda do Muro: "desemprego e baixos salários são agora os novos pesadelos dos habitantes da antiga Alemanha de Leste". A jornalista (?), reparem, opera dois milagres de propaganda vingativa dos orfãos do Muro, na mesma frase:
1) Estes pesadelos - desemprego e baixos salários - são "novos". Ou seja, o sub-emprego fictício criado pela Alemanha comunista e a miséria associada à "transição para o socialismo" não existiram. Por isso "estes pesadelos" são novos.
2) Simula uma equivalência também no tormento. Se pensarmos que antes havia assassínio, tortura em massa, falta de liberdades e direitos civis, no problema: eram "uns" pesadelos, estes são "outros", os "muros" continuam lá e blá blá blá.
Ou seja, para esta mestre da novilíngua, tudo ficou na mesma, lá para as bandas onde antes existiu um muro. Um arrepio na espinha é o que se sente, quando fala esta gente.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.