OS PERSAS: É de Ésquilo a peça grega mais antiga que chegou intacta aos nosso dias, e é uma das minhas favoritas. Por muitas razões; pela extraordinária configuração de um Xerxes açoitando o mar ou construindo uma ponte de jangadas sobre Helesponto; pelo sonho de ligar a Europa à Ásia e pelo desabar magnífico desse sonho; pela sabedoria de Dario que assombra ( no 2º episódio) o projecto do filho: E pilhas de mortos, sempre presentes aos olhos dos homens, dirão mesmo sem voz até à terceira geração, que nenhum mortal deve ter pensamentos acima da sua condição.
Mas também pela profecia geopolítica de um tempo que haveria de vir: Corifeu, depois da tareia infligida pelos gregos, pergunta ao espectro de Dario qual a conclusão a tirar. Dario responde: Não voltando a invadir o território grego, mesmo que o exército dos Medos seja ainda maior: é que o próprio solo combate com eles..
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.