RESPOSTA AO ANDRÉ: O André Belo fez um comentário ao meu post "Vergonha" ( está aí a seguir aos do VLX) que ajuda a perceber o que escrevi. Diz o André que a alusão de Ana Gomes à costela judeu/cristão novo da comissária Kroes é inocente e que a blogger/eurodeputada até acrescenta "o que nós perdemos".
Lamento caro André, mas não consigo perceber onde cabe a alusão à costela de judeu quando queremos criticar alguém por estar ligado a multinacionais ( a comissária "esqueceu-se" de declarar a sua ligação à Lockeehd). A Ana Gomes tem no caso Kroes muito por onde pegar, porque raio vai buscar a "costela judeu/cristão-novo"? Porque, e essa parte também não citei, Ana Gomes diz que "não há multinacional que não tenha recorrido aos serviços dessa senhora". Ou seja, a comissária Kroes é uma mulher a dias da alta finança, e por acaso, Ana Gomes alude à sua costela judia. Não é preciso fazer um desenho porque o André Belo, se é o André do Barnabé que costumo ler, é inteligente e informado.
Resta que não insinuei nada sobre Ana Gomes, nem fiz qualquer juízo de carácter: escrevi que o que ela escreveu é uma vergonha. Apenas isso.
As minhas desculpas pela falta de acentos e cedilhas. Cada um interpreta as coisas da forma que entende. Olhe que a sua interpretacao e bastante retorcida, na minha opiniao claro. Vivendo no estrangeio ando sempre a procura de ligacoes a Portugal. Os nomes das pessoas sao uma dessas ligacoes. Aquilo que no texto da Ana Gomes foi um momento de mais doce e menos politico, tentando adivinhar uma ascendencia portuguesa na Pessoa em questao, conseguiu voce interpretar como uma declaracao racista. Boa!
Sim é verdade a Ana Gomes é uma pessoa sensível, doce e por ai fora, o que a estragou foi ter abandonado a carreira diplomática que não a deixava dizer o que pensava?
E porque não um juízo de carácter? O que decorre do texto de AG é que à falta de argumentos objectivos, que ela própria afasta no texto, a mesma recorre à graçola de mau gosto. Mais uma vez. A alusão às origens tornam-se a base da crítica à pessoa e nada têm de inocentes sendo que a desculpa de que Portugal perdeu com a expulsão dos judeus é bem reveladora da ignorância e a tendência para o politicamente correcto como máscara para preconceitos que não acha bem assumir.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.