SER VELHO É PIOR DO QUE MORRER: A legislação anti-tabaco que talvez venha a ser implementada compreende a proibição de fumar nos lares de terceira idade. Isto deixou-me estarrecido. As questões de segurança resolviam-se fácilmente com a criação de salas de fumo, pelo que a proibição total é das coisas mais crueis que este governo se prepara para fazer; com o apoio silencioso de largos sectores da sociedade, sempre pressurosos quando se trata de defender o toiro de lide ou as minorias étnicas.
Os velhos incontinentes, demenciados ou diminuídos por acidentes vasculares são depositados em lares. Mas velhos saudáveis também. Um passado povoado por matanças do reco, olivais bastos, vindimas cantadas, é encerrado num quarto revestido a linóleo lavável. Uma vida de trabalho nos moldes ou nas obras, entalada pelo riso dos filhos, copos com os amigos, uma bica bebida ao sol da esplanada do largo da igreja, passa à monotonia da TV na sala de convívio e do tercian gotas a horas certas.
Um prazer como o cigarro seria provavelmente o único elo com a vida da qual se despedem. Se estivessem a morrer em casa tinham isso e muito mais. Agora até isso lhes querem tirar.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.