SOCORRO! QUEREM EDUCAR-NOS! Leiam o extraordinário artigo de SExa o Secretário de Estado Adjunto Feliciano Barreiras Duarte publicado esta semana na Visão e intitulado "A ética e a responsabilidade social dos media". Aparentemente, não se vislumbra o alcance do artigo. Só aparentemente. No meio de vacuidades modorrentas dispara contra o voyerismo, contra o sensacionalismo, contra a obtenção de grandes tiragens; entende que os patrões dos media devem assumir preocupações éticas, que é necessária a "leitura de jornais ou de outros meios impressos nas salas de aulas como recurso auxiliar para a formação de cidadãos críticos". E termina em beleza: Até porque vale mais uma ou mais verdades que incomodem, do que uma ou mais mentiras que encantem".
Perceberam sobretudo o contexto recente, não foi? Mas para além disso, toca a educar os meninos a distiguir o trigo do joio, a descobrir no meio das parangonas "as verdades que incomodam". Suponho que SExa Feliciano Duarte se vai encarregar de nos dizer brevemente quem se vai encarregar da tarefa. O presidente da Câmara da Covilhã, o social-democrata Carlos Pinto que segundo o Público de ontem cortou relações com uma rádio local, é um bom candidato ao lugar. Os seus serviços enviaram para a redacção do Rádio Clube da Covilhã um faxe no qual entre outros crimes acusa a rádio de dar demasiado tempo e espaço à comissão de utentes da A23 (sarilhos com as portagens): "quem faz comunicação nessa rádio está ao serviço de forças políticas minoritárias, pelo que não merece qualquer abertura institucional da câmara para contactos futuros".
Aplicando a doutrina Feliciano, os alunos das escolas da Covilhã deveriam ser educados a escolher melhor as rádios que ouvem.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.