FINALMENTE BELÉM JUSTIFICA-SE: Estava aqui a escrever umas linhas, com o ruído de fundo entregue à SIC Notícias, e não posso deixar de partilhar com os leitores estas pequenas partidas do destino que nos adoçam a vida. Lá estava, no programa desportivo, Rui Santos uma vez mais a balbuciar umas desculpas esfarrapadas para certa equipa, naquela voz atrapalhada e embargada que o caracteriza nestas ocasiões. O homem está manifestamente perturbado, completamente transtornado e eu quase que fico com pena dele: parece que vai rebentar num choro nervoso, tirem-no do ar! Interrompam o programa! Salvem-no!
Deixo de lado o facto de estarem mais preocupados com o problema de hoje em Belém do que com a conquista de hoje daquele clube do norte que se limita simplesmente a levar de novo o nome de Portugal a todo o mundo. Parece que lhe vão conceder 5 minutinhos no final, "que o FCP hoje merece" - diz Rui Santos.
Mas é extremamente curioso constatar que este país esteve a semana toda à espera de ver na televisão justificações de Belém para ter de acabar a semana a gramar justificações para Belém...
A importância do futebol sobre a política patenteia-se nesta triste realidade: o país queria explicações de Belém e dão-lhe explicações para Belém. Tudo indica que os quatro pastelinhos secos de Belém com que foram humilhados os seis milhões merecem maiores e mais abundantes justificações à comunicação social do que o pastelão de Belém atirado para cima dos ombros de dez milhões de portugueses. É triste, mas é o país que temos.
post scriptum: parece incrível mas é verdade: o programa desportivo acabou por se concluir sem aqueles cinco minutitos a que tinham feito referência tão nobre. Mas se calhar também não era relevante: que importância pode ter para um programa desportivo o facto de um clube nacional ter conquistado o chamado título mundial de clubes?
Para completar o ramalhete, o Rui santos e o Pedro Mourinho lá deixavam cair que o SLB ainda poderia ser campeão por via admnistrativa (fica por perceber se era constatac,ão ou orac,ão...)- no fundo, todo o alvoroc,o de sentenc,as que se avanc,am entre estes "jornalistas" desportivos parecem ser um 'fazer figas' para poderem "reescrever" a história - e poderem dizer que o "Apito Dourado" estendeu os seus tentáculos até Belém ontem a noite... Será que aqueles tipos verdadeiramente acreditam que eliminando o Pinto da Costa, os dirigentes dos clubes para os quais ele fazem propaganda ficam, assim de repente, competentes.....
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.