O SEGREDO: UM amigo de Mourinho foi passar uma semana a beber os métodos dele e veio de lá inchado porque Mourinho lhe contou o segredo das sua equipas para a "pressão alta". Diz Formosinho ( assim se chama o amigo) que se muitas equipas conseguem fazer a tal "pressão alta", só as de Mourinho a aguentam durante os 90 minutos. E que isto tem um segredo que ele não pode revelar. O mais engraçado é ele ser tão limitado ( neste aspecto) quanto o jornalista de A Bola que faz a peça, pois que também ele "gostaria de saber o segredo de Mourinho".
Se viram os jogos do FCP nos últimos dois anos, repararam que era frequente ver o Deco ou o Derlei a fazerem de defesas laterais e a cederem cantos ( a "postura defensiva", em futebolês); tanto quanto era habitual verem o Costinha ou o Ricardo Carvalho a pressionarem os defesas adversários quando estes tentavam iniciar a circulação de bola. Mourinho fez contas simples: se entregarmos a pressão alta - aquela que é feita sobre os defesas e trinco adversários quando estes tentam iniciar a jogada - apenas aos jogadores que habitualmente estão perto deles ( avançados, nº 10 e extremos), obviamente que estes bravos ao fim de 1 hora estão estoirados. O que Mourinho faz é dividir essa tarefa, a "pressão alta" pelos 10 jogadores de campo: se todos participarem, a "pressão alta" dura o jogo inteiro.
Claro que isto necessita de um excelente modelo de organização de jogo, mérito absoluto de Mourinho: cada um deve saber exactamente o que fazer e quando o fazer: quem sobe, quem compensa, etc.Tudo isto caldeado com disciplina e espírito de equipa, mérito absoluto, e novamente, de Mourinho.
Um segredo apenas para os cegos, portanto.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.