PARABÉNS, DR. SOARES: Estive até agora a ver na RTP-Memória( rever, muito forçadamente, dada a minha idade, rever) o célebre debate Soares/Cunhal na RTP em 1975. Cunhal ainda tem as sobrancelhas negras, Soares ( hoje à beira dos 80 anos) usa um penteado à Henrique Chaves( sim, esse...). A certa altura, como se o incomodasse as referências de Soares aos sanaeamentos nas Forças Armadas, Cunhal explica: "Se tivéssemos, nós, o PCP e o PS, um relacionamento partido a partido, eu podia sentar-me consigo á mesa, pegar numa lista e dizer-lhe: fulano de tal, reaccionário, beltrano de tal, reaccionário"". A câmara foca Mário Soares de braços cruzados e de sorriso maroto como quem diz: bem podes esperar sentado.
Nesse tempos Cunhal não era o velhinho cheio de patine que é hoje, a luta não se passava num campo de futebol. Soares deu a cara porque sabia o que poderia vir daquelas sobrancelhas, o "Marocas" era na altura considerado o maior obstáculo à "revolução luso-soviética". Nesses tempos, a discussão não era de poltrona entre dois destilados e uma tirada nonchalant. Nesses tempos era a sério. Por muito que não se goste de alguns dos aspectos do (actual) envelhecimento da personagem, seria bom não esquecer o essencial: é o que faz os homens.
Obrigado e parabéns, Dr.Soares.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.