RESPONSABILIDADE E POLÍTICA (I - JUSTIÇA): É penoso - para mim e para quem lê estes textos - passar a vida a insistir neste tema mas... é um triste sinal dos tempos.
Penso ser consensual que a nossa sociedade atingiu um nível de degradação alarmante, bem visível na política, na justiça, na educação, na saúde, na comunicação social, enfim, bem visível. Acredito que a causa última para esta situação resida na total negligência política das últimas décadas relativamente à justiça. Por outras palavras, o proverbial não funcionamento da justiça -que nunca foi prioridade dos "nossos" políticos - criou gerações e gerações de pessoas que cresceram na convicção da impunidade generalizada, do "esquema alternativo" e, em suma, da desresponsabilização geral. Isto porque a realidade judicial, penso eu, é uma trave mestra de qualquer sociedade e cuja matriz é reflectida nas restantes "realidades sociais". A desresponsabilização judicial acarreta necessariamente a desresponsabilização na educação, no emprego e no cumprimento dos restantes deveres sociais. Pior ainda, acarretou a desresponsabilização como padrão da acção política, ou seja, não podemos sequer contar com a classe política, ela mesma, afinal, promotora e principal usufrutuária da situação que actualmente se vive.
Quando Giuliani chegou a Mayor de NY, erradicou o crime - nas proporções assustadoras que então se verificavam - com base num programa de penalização severa do pequeno crime, como principal acção preventiva do grande crime (o nosso PC pode explicar melhor).
Será essa uma via para recuperar a sociedade? Mais regras, mais rígidas e penalidades efectivas e severas, a todos os níveis que não apenas o penal?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.