"ACÇÃO SOCIALISTA" II: Perante a curiosa reacção dos meus companheiros de embarcação - e velhos compagnons de route - ao meu post anterior com o mesmo nome, tenho que acrescentar mais qualquer coisa.
Aquilo que pretendi criticar no Expresso dos últimos meses, por ausência, é precisamente a mais nobre - quanto a mim - característica do Mar Salgado: o pluralismo. Para que não sobrem dúvidas sobre as motivações para as afirmações seguintes, penso que Santana Lopes não tem perfil/competência para Primeiro Ministro, como continuamos a penosamente a comprovar com regularidade impressionante, face ao desenrolar de trapalhadas da sua autoria ou daqueles sob a sua liderança (?).
Voltando ao tema, excluíndo os comentadores externos ao jornal e que são militantes de partidos políticos, verifico que aquele que é considerado o semanário de referência da imprensa escrita:
- torpedeou Santana desde o primeiro dia como PM;
- assumiu como natural e insusceptível de ser questionada a dissolução da AR pelo Presidente - nã se viu (leu) uma voz discordante ou sequer apreensiva, apenas se questionando o timing do anúncio público da decisão; e
- culmina com uma primeira página digna de um jornal partidário de campanha, com um feérico "Sócrates Absoluto"!
Tudo isto me parece falho de credibilidade, isenção e pluralismo, características que costumava associar ao Expresso. Tudo aponta para uma linha de pensamento cujo aparecimento coincide com a chegada de Santana ao poder e com a chegada de Sócrates à liderança do PS. Ou talvez seja apenas impressão minha.
De qualquer modo, se tudo continuar como até aqui, Sócrates não precisará - como não precisou até hoje - de abrir a boca para ganhar as eleições. Basta deixar prosseguir a "campanha" em curso e aguardar pelos novos episódios dos nossos governantes folgazões.
Finalmente e como diz o PC, talvez tudo isto seja mera euforia minha motivada pela liderança do Sporting no Campeonato, à frente do segundo classificado que é o Boavista...
É ou não verdade o que o Expresso diz?! Santana tem ou não gerido terrivelmente mal a sua imagem?? Sócrates precisará de falar para ganhar??! Uma precisão: infelizmente Sócrates não precisará de abrir a boca... e isso não é um problema dele... é um problema dos eleitores!! Estamos agora de acordo?
O Expresso nunca foi imparcial e geralmente é exclusivamente de direita. Continua a fazer um favor à direita, tentando despachar Santana rapidamente. Eu nunca gostei dum jornal que baseia os seus artigos em boatos e fontes anónimas.
É tudo muito simples: 1. O Bolsanamão quer uma rádio e um jornal diário 2. O Sócretes já disse que a PT não tem de produzir conteúdos e assim tem de vender a Lusomundo 3. Na Lusomundo existe a TSF e o Diário de Noticias 4. O Bolsanamão já gastou todo o dinheiro que tinha na compra da Carnasic e assim quer a tal rádio e o jornal diário de borla 6. O Impresso e a Carnasic fazem a campanha do Sócretes 7. O Socretes paga os fretes em géneros 8. O Bolsanamão aumenta a bolsa e passa a ser o Bolsasnasduasmãos 9. Os PSD's só têm de agradecer ao intitulado "militante nº 1" os fretes que faz aos da mãozinha passando-o para militante zero.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.