AINDA FREITAS: É curioso, isto da tolerância selectiva para com os que mudam radicalmente de orientação política e ideológica. Aos renovadores ( ex-PC's) é muitas vezes apontado o dedo do oportunismo por contraponto à fidelidade e dignidade comunista ortodoxa, Zita Seabra é vista com desprezo a beijar o anel do Bispo de Coimbra. Mas pelo vistos, para alguns, Freitas do Amaral não pode ser confrontado com o seu passado, nem com o recente: há três anos pedia maioria absoluta para o PSD, e até colaborou com Celeste Cardona, enquanto académico, é verdade.
Entendamo-nos: Freitas tem todo o direito a dizer o diz, tem todo o direito a querer ser ministro do PS ou presidente de República com o apoio de Sócrates. Não é isso que está em causa. E tem também todo o direito a mudar de referências políticas e ideológicas ( a distinção é propositada) sem ser apodado de trânsfuga ou de traidor.
Mas a menos que para bater em Santana valha tudo ( o novo unanimismo nacional, que pagaremos caro lá mais para a frente) , Freitas tem também o direito de ser confrontado com estas mudanças, e sobretudo, o dever de explicá-las: um artigo ou uma entrevista, de cada vez que guina 180º, parece-me manifestamente pouco.
Quem tem um passado que lhe garante o lugar de senador da pátria não pode pretender renascer sempre que muda de opinião.
Ao 3º comentador: tentei responder-lhe em privado, mas teclando em JPT não vou a lado nenhum, por isso aqui vai: este post não é dirigido a si, não conheço o seu blogue, não li nada seu sobre este assunto excepto o seu comentário ao meu post anterior e ao qual já lhe respondi na tal adenda. Veja lá se tem mais cuidado (e elegância, já agora) nas interpelações, nas conclusões e nas acusações idiotas que fabrica quando afixa comentários.
Concordo! Já agora, uma pequena sugestão para os autores deste blog: escrevam p align="justify" no início de cada post (entre< e >). Alinha o texto e fica mais fácil de ler...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.