COMIDO DE CEBOLADA: Em fase de dietas, uma das poucas coisas que restam e que me dão alegria é a dança. E ver alguém a dar baile ao Francisco Louçã é praticamente um cozido à portuguesa regado a Barca Velha! No caso particular do debate de hoje na SIC Notícias, a coisa foi particularmente deliciosa porque o homem levou não só um baile como foi comido de cebolada (termo portuense que o meu amigo FNV já terá certamente assimilado, pelo menos no aspecto desportivo).
Mais: aquela altivez arrogante de Louçã - que parece assustar os adversários políticos - foi enfrentada com vigor, as balelas que invariavelmente solta foram descascadinhas, picadinhas, migadas, cozinhadas em lume brando e reduzidas ao nada que são.
Vê-lo ter consciência do fracasso do debate constituiu um digestivo digno de rei: o homem a ranger os dentes, furioso (deve ter gasto um bom milímetro de dentuça, só naquele debate) e a perder as estribeiras foi o corolário de uma refeição como há muito já não tinha.
Como vai sendo costume, os noticiários seguintes da SIC dão antes relevo a uma parte do debate, noticiando algo que não se retira completamente das palavras do adversário de Louçã e calando rapidamente os comentadores convidados. Mas já estamos habituados a este tipo de coisas, a este lado negativo de uma boa comezaina: é a azia. Que não afasta a alegria da refeição.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.