Duas palavras apenas de sinceras e muito amigas felicitações pela merecidíssima Grã-Cruz da Torre e Espada.
Se há momentos em que um chefe se tem de impor aos seus súbditos, mesmo contra a vontade deles, outros há, felizmente, em que mais não faz do que interpretar os sentimentos generalizado dos seus compatriotas.
E quem tiver os olhos e os ouvidos atentos sabe muito bem que tanto na escolha de V. Exa., há três anos, como na sua condecoração, agora, não foi o Presidente da República que ordenou - foram os portugueses que falaram.
Por tudo o que tem feito por nós, bem haja!
Com os mais respeitosos cumprimentos, sou
De V. Exa.
Amigo muito grato e dedicado
Diogo Freitas do Amaral
Guimarães, 4 de Outubro de 1971
Carta de Freitas do Amaral a Marcelo Caetano, in Cartas Particulares a Marcelo Caetano, 1º volume, Org. e Prefácio de J. Freire Antunes, D.Quixote, 1985
Resposta a comentário: Não, "não acho o meu post deselegante " ( já se é desnecessário ou não, isso deixo ao critério dos leitores). Não sou do CDS/PP nem do PSD, estou-me nas tintas para os ressentimentos à direita. Mas sei que quando Freitas escreveu isto ( e muito mais) tinha 30 anos; com essa idade, muito boa gente dava o corpo ao manifesto contra Marcelo Caetano. Não vejo onde está a deselegância em recordar o passado político - público, obviamente - de alguém. A menos que isso seja um privilégio de Mário Soares, na altura em que para muitos dos seus apoiantes, Freitas era a "reencarnação do fascismo". O que talvez tenha faltado explicar, caro leitor, é a razão pela qual publiquei o post: irrita-me em Freitas o paternalismo professoral ( que suporto em Soares, como já aqui escrevi várias vezes) com o qual nos pretende dar lições políticas, e mais recentemente, lições de democracia. Tivesse lutado por ela quando era novo, talvez fosse hoje menos assertivo.
O meu Pai costuma dizer "depois dos 30 cada um tem a cara que merece!". Recorda que foi o Freitas que fez um governo de coligação com o PS! O poder pelo poder; sabes, a dívida de gratidão ao Soares pela ONU nunca será esquecida ... só faltava agora saber-se que ele era maçon! O PS tem o Freitas, o PSD a Zita ... há cromos em todos os lados!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.