VENDER CHOURIÇOS: Quando o povo pergunta ao Salsicheiro que castigo vai dar a Paflagónio, recebe a seguinte resposta :
"Nada de especial: vai só passar ele para o meu negócio. Há-de ir, sozinho, vender chouriços para a entrada da cidade: é vê-lo misturar carne de cão e de burro, como fazia com a política. Com uns copitos a mais., há-de pôr-se a insultar as marafonas e a beber a água suja dos banhos públicos."
Paflagónio não é outro senão Cléon, que Aristófanes apresenta como um demagogo do piorio, devorador do erário público. Aristófanes apresentou a peça Os Cavaleiros ( o trecho citado é a tirada final do Salsicheiro e a tradução utilizada é a de Maria de Fátima Sousa e Silva, INIC, Coimbra 1991) no Festival das Leneias, e venceu, derrotando Os Sátiros de Cratino e Os Lenhadores de Aristómenes. O lema do Salsicheiro é "cada demagogo será pior do que o anterior"e convém recordar que, por esta altura ( último quartel do século V a.C.), "demagogo" já tinha perdido o seu significado original de "condutor do povo", para adquirir o seu significado actual.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.