AINDA SOBRE A CO-INCENERAÇÃO: Um leitor brincalhão, que assina "CDS-PP Coimbra", deixou aqui o seguinte comentário:
"Caro PC, não pense que é a única pessoa ilustrada em Coimbra. Na verdade, antes de ter visto o erro, os responsáveis do CDS-PP já tinham detectado o mesmo. Acontece que os cartazes são feitos em empresas que não pertencem ao partido. Serão substituídos em breve. Mais lhe acrescento que gralhas existem em todo o lado, até mesmo em teses jurídicas. Insistir em erros - como a co-incineração - já só é visível em tolos! Daí o "levantamento popular" de que se falava. Também entendido como o direito à indignação, que não é monopólico da esquerda. Mas como os socialistas demonstram imenso respeito por Coimbra, ao ponto de indicarem como cabeça de lista a Drª Matilde que, em vez de responder a perguntas, remete o esclarecimento de eventuais dúvidas para o Diário de Coimbra, aquele jornal de referência, acho que nada mais há a dizer. Com os melhores cumprimentos, CDS-PP Coimbra"
Porém, a brincadeira é manifesta: este texto não poderia ter sido escrito por alguém do CDS-PP, muito menos de Coimbra. Pelo seguinte:
1) Em primeiro lugar, por causa da insinuação, ligeiramente grosseira, que me imputa a presunção de pensar ser "a única pessoa ilustrada em Coimbra". Ora, toda a gente sabe que o CDS-PP é um partido de pessoas educadas, incapazes de cair nesse tipo de argumentação.
2) Em segundo lugar, é, no mínimo, uma estultície considerar uma pessoa "ilustrada" por apontar um erro ortográfico num cartaz de campanha. Quando escrevi aquele post, nunca me passou pela cabeça estar a exibir "ilustração". Isso é matéria de quarta classe. Em verdade, revi-me, mentalmente, no galhofeiro Zé Povinho, com uma mão na barriga e a outra a apontar para o erro, soltando gargalhadas por entre os buracos da dentadura. Mais uma vez, não me parece que o CDS-PP, que é um partido de gente culta, pudesse ver "ilustração" em apontar erros ortográficos.
3) Em terceiro lugar, o CDS-PP nunca afirmaria que viu o erro antes de mim (e, presumivelmente, antes de toda a gente). Porque das duas, uma: ou o cartaz foi posto depois de uma vistoria prévia do CDS-PP (já com a consciência do erro), ou o CDS-PP deu conta do erro no cartaz já exposto (porque não o verificou previamente). Nenhuma das hipóteses abona muito em favor da máquina partidária - e, portanto, tal confissão seria inverosímil.
4) Em quarto lugar, deitar a responsabilidade para as costas de "empresas que não pertencem ao partido" dá uma péssima imagem ao outsourcing e aos seus riscos. Isso não seria nada conveniente para um partido tão favorável à ideia de "menos Estado".
5) Em quinto lugar, o CDS-PP não cairia na tolice de comparar o risco de gralhas num cartaz onde estão escritas meia dúzia de palavras e numa "tese jurídica", que contém, normalmente, algumas centenas de milhares.
6) Em sexto lugar, o CDS-PP, a quem os valores são caros, não misturaria, no comentário a um simples post sobre um erro ortográfico num cartaz seu, críticas ao Partido Socialista, ao qual não pertenço e em quem não votarei, nestas eleições, precisamente por causa da co-incineração - como aliás já escrevi aqui.
7) Em sétimo lugar, porque, com tantos blogues "ilustrados" por aí, não creio que o CDS-PP Coimbra perca tempo a ler os meus textos - de Zé Povinho.
De toda a maneira, obrigado ao leitor bem disposto que escreveu o comentário. Foi um belo pretexto para não trabalhar os últimos 20 minutos da noite. Inté.
Caro PC, O que é grave não é o haver erros de ortografia na campanha. O que é grave é um dirigente partidário com responsabilidades governativas andar a apelar à arruaça e à desordem nas ruas por falta de outros argumentos. Como parece ser inimputável (até agora ninguém da Procuradoria Geral da República nem da Comissão Nacional de Eleições lhe chamou a atenção para o dislate) resta-nos aguardar o seu internamento na psiquiatria do Hospital da Universidade (é assim que se chama, não é?). E dizia o Paulito dos Sumarinos SCUT: "O que o sr. engenheiro queria dizer é que, mesmo com a ajuda providencial do Lopes, estamos todos de cabecita perdida..."
Os "cola cartazes" do CDS-PP não dormiram de Sábado para Domingo (era vê-los na missa, coitados, com olheiras até aos pés), como se pode constatar na gazeta do esconderijo secreto dos Manos Metralhas. pssst! estou aqui incógnito ... (1313)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.