A BARRA E O HÍFEN: Há uns dias atrás, num momento entediante sem tema de discussão, trocaram-se aqui no porão da nau (lobosdomar@hotmail.com) umas mensagens sobre o facto de o PSD ser oficialmente designado por PPD/PSD, enquanto o PP adopta a sigla CDS-PP. A persistência do tédio, acoplada a uma gripe com febre, provocaram-me as reflexões que agora se descrevem. Como se sabe, nenhum dos dois é nome de baptismo. Em comum, têm a característica de fazer figurar a sigla mais recente em último lugar (respectivamente, PSD e PP). Curiosamente, a "ressurreição" do P do PPD foi operada por Pedro e a criação do PP deve-se a Paulo Portas. Mas as semelhanças acabam aí. A história do nome PPD/PSD é, digamos, mais errática, vagueando entre o popular e o social-democrático. Indecisão que se reflecte no uso simultâneo da sigla completa (com insistência, pelo Líder*), do simples PSD pelo povo em geral (a página web é disso testemunha) e do pejorativo "os PPDs" por parte de alguns adversários políticos. Ora PPD, ora PSD, ora PPD/PSD, sempre em busca do verdadeiro (nas palavras do Líder*) catch-all party. Já o CDS-PP é totalmente diferente. Fruto do voluntarismo de um homem, a adição do PP indica, desde logo, nas letras iguais, uniformidade. Não há cá Cs, Ss ou Ds - há P e P. Depois, significa uma ruptura forte, transmitida por duas vias. No plano fonético, pela repetição agressiva da oclusiva bilabial surda: onde o CDS soa macio e lembra queijo da serra, o PP soa duro e lembra dois pistacios. No plano gráfico, pela novidade das letras relativamente à sigla CDS, que torna também o conjunto mais pronunciável, distinguindo-se do gago e maçador PPD/PSD (quem não sentiu já uma súbita impaciência e um desejo ardente de que acabe depressa quando Santana pronuncia o primeiro P?). Mas a diferença mais importante está no signo que separa as siglas. A barra vertical oblíqua do PPD/PSD remete-nos para uma reunião de grupos, ou, no máximo, para dois grupos alternativos que têm o mesmo valor funcional, tipo "NS/NR": não saber não é igual a não responder, mas desempenham uma função idêntica nas sondagens. Como quem diz: se és popular e democrata ou social-democrata, ou qualquer coisa de oblíquo entre ambos, anda cá. Já o hífen do CDS-PP desempenha uma função claramente determinativa e, nesse sentido, fracturante, tipo "marxista-leninista". Não se apela a todo o democrata com preocupações sociais: só àquele que for PP. Por fim, ao invés da estática barra, o hífen, na sua horizontalidade, instila uma noção de movimento, quiçá de transformação. Este ano a gripe é assim. *Copyright www.psd.pt
Uma pequena precisão. A recuperação do PPD em PPD/PSD não foi efectuada por PSL. Foi depois do final da AD, em 1983.Claro que a partir daí, cada líder deu-lhe o ênfase que entendeu.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.