COISAS BOAS DO ANTERIOR GOVERNO: A derrota dos partidos da coligação nas eleições tem diversas explicações, começando pela actuação e personalidade do ex-PM, passando pelo ataque que os seus companheiros de partido e a comunicação social lhe moveram e culminando numa deficiente campanha eleitoral. Deficiente porque o partido maior do governo se limitou a responder às investidas que lhe fizeram, ao invés de invocar a obra que tinha realizado. Se se recordarem, apenas o CDS fez campanha valorizando o lado bom da governação, coisa que lhe valeu seguramente muitos dos votos que obteve mas que não impediu uma comunicação social adversa de o acusar de, com isso, pretender apenas desvalorizar o PSD (no que é uma das críticas mais injustas de que há memória em democracia: que mal faz um partido elogiar a sua própria governação? Não é o que deveria acontecer sempre? Não é o que acontece geralmente? Que culpa tem o CDS de que o PSD não tenha feito igual ou semelhante? Repare-se no PS, que ainda não começou a governar e passa a vida já a auto-elogiar-se, vá-se lá saber porquê...) E, queira-se ou não, havia coisas boas.
Pois uma das coisas boas de que a coligação se podia vangloriar em campanha era a conclusão da AE-A 13, entre Santarém e Santo Estevão, que possibilita aos portugueses dirigirem-se a sul (ou a norte) sem passarem pela umbilical Lisboa, por muito bonita que seja a Ponte Vasco da Gama. A conclusão, tardia, desta AE é uma conquista enorme da população portuguesa além-capital (que, hoje em dia, corresponde inteiramente ao que se designa por "interior", dadas as colossais diferenças entre Lisboa e o resto do país). A A 13 permite-nos percorrer o país sem termos de passar pela casa da partida (e deixar lá dois contos...). Na parte que me toca, era uma obra que há muito esperava pois facilita um melhor acesso, mais rápido e seguro ao sempre delicioso e familiar Alentejo. Claro que a chuva que sistematicamente me acompanha em férias (aproveito para pedir também desculpa aos algarvios por aquela primeira semana de Agosto de 2004, juro que nunca mais lá volto nessa altura) acaba por atrapalhar as coisas mas esta A 13 tem um excelente escoamento das águas e permite uma viagem rápida e em segurança. Toda a família adorou a A 13, os netos para visitarem o Avô, este por ser visitado. Creio que só a sua alentejana garrafeira torceu o nariz à abertura desta via.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.