"CONVERSAÇÃO MUI DANOSA":: A propósito do post anterior, uma outra visão da distância, no mapa e no corpo:
"Outro costume mui perjudicial tinham estes mouros, que também lhes proibi. O qual era em os nossos domingos, e santos da guarda, virem mouras visitar as cristãs suas amigas, e todas juntas cantavam, bailavam, comiam e bebiam tão amigavelmente como se fossem todas mouras. No que havia mui escandalosas, e esta mística conversação era mui danosa, e perigosa pera a nossa cristandade."
Fr. João dos Santos, "Etiópia Oriental e Vária História de Cousas Notáveis do Oriente", Livro III, cap.XIII. A edição ( introdução, organização e fixação do texto)é colectiva e foi publicada em 1999 pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. O texto original, impresso em 1608, está completo; são mais de 700 páginas, e o excerto aqui transcrito refere-se à passagem de Fr. João Dos Santos pelas ilhas de Quirimba, mais propriamente pela ilha das Cabras, ao largo de Moçambique.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.