MUNDO ESTRANHO: A faixa rolante que passou em baixo do écran durante todo o Boavista-Sporting na TVI, disparando em repetição pequenos telegramas sobre a vida e a morte de João Paulo II, foi suspensa no intervalo do jogo. Para a publicidade.
A figura dos abutres a caírem sem dó nem piedade sobre o cadáver de um desgraçado é um mito do velho Oeste. Antes dos abutres aparecerem, contudo, alguém ali colocou o cadáver ou não? Antes das câmaras das televisões e dos escribas de milhares de jornais do mundo inteiro se terem acotovelado sobre o que restava de João Paulo II, houve alguém que o deu a comer aos pombos. Ou andamos aqui a brincar? Os maus são os jornalistas, os abutres e os outros, os que levaram o Santo Padre moribundo à janela sobre a Praça de São Pedro para o exibir na praça pública? E os que, minuto a minuto, hora a hora, foram distribuíndo aos abutres a informação de que um rim falhara, de que o coração estava fraco, que a respiração estava ofegante? Quem colocou o cadáver sobre exposição total, para que o mundo católico o possa ver nas televisões do mundo inteiro?
Caro Nuno Ferreira: obrigado por partilhar, na nossa caixa de comentários, o post que escreveu no seu blogue. Como não tem por hábito citar outros blogues (sic), esta é uma forma alternativa de inter-actividade. Arriscada, porém: nem sempre o que escrevemos como texto autónomo no nosso blogue faz sentido enquanto comentário a um texto alheio. Naturalmente.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.