CADELAS MAL-PARIDAS: A mulher tem vinte e tal anos anos, é desembaraçada, trabalha num escritório de contabilidade em Viseu, é solteira e solitária; conheço-a há mais ou menos um ano, no outro dia engravidou, o médico de família enviou-a para umas abortadeiras. Ela tem um bom nível de vida, sabe que o seu médico sabe que ela tem um bom nível de vida, achou estranho entrar numa garagem anexa a uma moradia manhosa e suburbana. Uma vez lá dentro, duas mulheres que se apresentaram como enfermeiras, deitaram-na numa velha marquesa, provavelmente surripiada do hospital, remendada com adesivos e com o revestimento castanho rasgado em várias zonas. Enquanto as enfermeiras, vestidas como se estivessem a fazer as limpezas de domingo, preparavam os instrumentos, falavam de vacinas para cães. E enquanto falavam, duas cadelas entraram na sala de cirurgia, abanando o rabo alegremente. A mulher, desesperada, deu um berro. No final do serviço pagou 500 euros pelo aborto e 250 pelos comprimidos. Apercebeu-se, durante o tempo que lá esteve, que as abortadeiras faziam uma média de 7 a 8 abortos por semana. Fez as contas e enraiveceu-se: Irra! Não dava para terem uma sala em condições? Como na toxicomania, são sempre ácidas as mais-valias que alguns fazem à custa da hipocrisia generalizada. A mulher ficou a pensar como seriam as salas, as macas e os cães, se estivesse desempregada e com filhos, se tivesse recorrido a abortadeiras mais baratas.
Algumas considerações: 1. Aborto e´o melhor e mais barato de todos investimentos, mas nem porisso implica em aceitar passivamente as regras do mercado negro em oferta. Por exemplo,quando uma pessoa decide comprar um carro faz pesquisa, nao faz? Procura o melhor revendedor, o melhor preço...por que e´que com saúde nao pode ser assim? Nao engulo a desculpa esfarrapada de que ""Oh..não sabia onde ir,estava desperada, bla bla..." Chegou la por recomendação do medico, cogitou que ele com certeza estaria ganhando "algum" das senhoras em questão...o porque nao foi fazer aborto em outro pais? Com a quantia de dinheiro que gastou fazendo aborto em portugal, poderia ter comprado bilhete aereo ida e volta para Londres ou Milano e gastaria menos, tendo aborto first class! Acho que a questao não e´so ter dinheiro como a sra no caso tinha, mas tambem fazer a mesma equaçao que se faz na compra de carro, casa etc. Nunca entendi a vergonha que o portugues tem de perguntar o preço antes de uma consulta, por exemplo, e assim avaliar se o que oferecem esta de acordo com o preço, e/ou considerar outras possibilidades que poderiam custar o mesmo oferecendo serviço digno em outro país onde aborto e´um direito conquistado. Agora quem não tem dinheiro em portugal e quer fazer aborto...nem quero pensar o estas pobres senhoras tem que enfrentar! 2. Em relação a investir o dinheiro que se ganha em melhorias no ambiente do trabalho, sinceramente acho que não faz parte da cultura do povo portugues de modo geral e falo pensando nas clinicas privadas que ja estive onde fazendo o calculo do que se ganha e do que se investe, talvez em escala esteja muito perto da realidade das senhoras aborteiras. Isto para não falar nas tascas, (no bar Madeira)....mas acham que este povo, com o que ganham nao poderiam melhorar as condiçoes no minimo de higiene? Mas para que, se o povo continua consumindo na mesma? Para mim...este aspecto e´puramente cultural. O cliente aqui nunca tem razão, ou melhor, nem atua como se direitos (do cunsumidor)tivessem. E muitas outras senhoras passaram pelas mãos das aborteiras e pelo jeito sobreviveram e continuaram somente dando um grito na hora H, tomando bebidas com data de vencimento de ontem e pagando por tremossos do seculo passado, que so mesmo os oprimidos sao capazes de empurrar goela abaixo com um fino gelado. Pena!
Daria, daria, se nos últimos anos não tivesse havido uma violenta perseguição às "abortadeiras" deste país o q obrigou a q as que trabalhavam em condições perto do ideal (e havia várias) tivessem que arrepiar caminho. Restaram quais? as que q se aproximam do mito do "vão de escada" porq é muito mais fácil esconder um "vão de escada" que um espaço com condições sanitárias decentes.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.