FUTEBOL E RACISMO: Há uns tempos atrás, o nosso FNV vituperava, com toda a razão, os sócios da Académica que tiveram comportamentos racistas contra N'Doye. Não sei se os insultos se deveram a uma pulsão racista profunda, ou se eram "apenas" mais uma forma - fácil e sempre vergonhosa - de injuriar um adversário. Mas já não tenho a mesma dúvida quando leio no Expresso que os NN não aceitam "membros não-brancos" nas suas fileiras, dispondo-se até a confrontos com os Diabos Vermelhos para que estes façam o mesmo. Já não se trata de adversários, mas de compinchas do mesmo clube. Ora, quando o racismo se sobrepõe ao ligame mais forte que pode unir os apoiantes de um clube... não deveriam os dirigentes desse clube fazer algo? E devem tolerar-se bandeiras dessa claque, e de outras que alinhem pela mesma cartilha, a apoiar a selecção nacional? Eu diria: só se Portugal se apurar para o Mundial de 2010. Aí, gostava de vê-las a esvoaçar, exibindo o seu white pride, nos estádios da África do Sul. Precedidas por uma vasta campanha de informação, in loco, acerca das ideias dos seus portadores.
ADENDA: Um comentador anónimo afirma que existem muitos membros não-brancos nos No Name Boys, indicando um site com 292 fotos como prova. O importante, creio eu, é saber se a notícia do Expresso é verdadeira ou falsa. Se for falsa, espera-se que a direcção da claque reaja em conformidade, desmentindo-a e exigindo ao jornal que a corrija. E, se assim for, apresentarei as minhas desculpas aos visados por ter reproduzido, ainda que involuntariamente, uma falsidade.
Se os clubes sofrem sansões, por outros actos das claques, também o deveriam ter por este, pois tem sempre a possibilidade de os deixar de fora do estádio. E pena tenho de ser um acto se se alastra.
Ainda não percebi se os clubes têm ideia do número de possíveis compradores de bilhetes para os estádios não os compram para não serem incomodados ou terem a sua vida posta em perigo pelos bandos de selvagens que constituem as claques. Atitudes racistas destas não carecem de explicação. E as outras também não. São bichos suportados pelos clubes. Saiba-se lá o motivo.
http://www.benfica-sporting.com/ aqui esta um site onde podem verificar que existem muitos membros nao brancos nos NO NAME BOYS e os confrontos que houve com os Diabos foi por existirem skins no meio destes, cada pessoa com as suas convicçoes politicas mas estas fora dos estadios.
O que não falta na sociedade são racistas. Brancos racistas e pretos racistas, russos racistas, chineses racistas. And so what? As claques tinham de ser um mundo à parte porquê? Porque está mais visivil e é fácil falar nelas por movimentarem jovens? Já enjoa tanta ignorância.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.