THE IMPORTANCE OF BEING TELMO: Ouvi há pouco, no Jornal da 2, o ex-ministro Telmo Correia dizer o seguinte (cito de memória): "se me tivessem apresentado o despacho para assinar até ontem, às 19.59h, eu tê-lo-ia assinado. Não o teria feito, como é óbvio, depois de ver as notícias". E isto porque, ao assinar o despacho, continuo a citar, agiu na mais completa boa-fé, usando um critério político e no estrito respeito pela legalidade. Alguém me pode traduzir o significado profundo destas afirmações, ou isto é mesmo o que parece?
As vinganças servem-se frias; o Telmo deve estar a rir-se perdidamente! Este Guedes é tudo menos Nobre; em Coimbra foi o que se viu, no congresso idem aspas... não há almoços grátis e a apetência pela pasta do ambiente... vai lá, vai!
Eu Traduzo (já que me deixam): alguns políticos são eleitos para se vangloriar, 'aparecer' e ter poder. A RESPONSABILIDADE é a parte da 'conta' após um belo jantar.
Sim, de facto parece que o critério do Dr. Telmo Correia para apor a sua assinatura no despacho não era o da sua estrita legalidade (logo utilidade pública) mas o de os seus actos serem ou não interceptados por quem duvida dessa estrita legalidade e, por isso, escritunados.
Eu, que gosto tanto do CDS como de um tiro nas pernas, não vejo a coisa assim... o que me parece que Telmo C. quis dizer foi: nas mesmas circunstâncias de informação em que o assinei, voltaria a assina-lo (obviamente porque tudo lhe pareceu bem), se soubesse o que sei agora (que o que lhe foi levado para assinar resultaria, apesar da aparência de legalidade, de tráfico de influências) não o assinaria. Parece simples e lógico, não? O homem era titular da pasta do turismo, ora se o ambiente e a agricultura diziam que por eles tudo bem, era ele que ia recusar um empreendimento turístico numa área que até precisava dele e de emprego? Pensem lá...
Ó JC, mas então a constituição dos arguidos como tal, para T. C., faz desaparecer, num piscar de olhos, a boa-fé, o critério político e a estrita legalidade? Não seria mais normal continuar convicto de todas essas coisas?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.