Obrigado, Senhor, por mais esta dádiva inesperada. Mas... e se o Benfica fosse jogar para o Mundo português onde foi festejado e nós, com o Sim, assistíssemos aqui a mais jogos do eixo Paris-Bona?
Curiosa a leitura que se pode fazer de um mesmo texto, ou trecho. Li a frase que menciona e enquadro-a noutro contexto, creio próximo da pretensão do autor mas muito longe dauwele que lhe pretendeu atribuir. Não creio que a vitória do Benfica no campeonato seja relevante no raciocínio. Relevante será a onda de afectividade constatada num valor simbólico de aproximação das culturas com raízes quinhentistas. E nesse particular o autor do texto tem razão: a manifestação verificada é bem o sinal que Portugal não tinha colónias mas Províncias e que, mesmo após 30 anos, a identificação cultural existe e vai muito para além da língua. Aliás, procure exemplo semelhante em países colonizados por outro país europeu. Encontrou? Dava-lhe um doce... :)
Caro António Pimentel: identificação cultural através do futebol...? Identificação cultural de outros países colonizados por outros povos europeus: talvez a Commonwealth? Talvez o exemplo dos EUA? Fico à espera do doce! ;)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.