INCANSÁVEIS: Lembram-se das fanfarras quando Lula foi eleito? Lembram-se dos alvitres sobre o "novo Brasil"? Pois tentem agora ler os mesmos prosadores e vejam se conseguem desencantar um comentário, uma nota, uma linha que seja, sobre o mensalãogate ou ate mesmo sobre estes dois anos de reinado do chefe do PT. Cheira-me que já despediram o homem e já fuçam, atarefados, na peugada do novo messias. Os culpados? Os de sempre, à escolha no menu disponível: o FMI, Bush, a natureza humana, o siri, a temperatura. Até já descobriram uma nova constante; a corrupção na política brasileira, afinal, não é exclusiva dos governos de centro-direita e populistas: é endémica.
Meu caro PC: Crescimento económico??!! Isso é o lado neo-liberal do Lula. As fanfarras anunciavam ( ou já te esqueceste?) era "feijão na barriga de todo o mundo", "uma casa para todos", o fim das favelas e da corrupção, etc...
Não, PC, o mundo não é simples, embora eu seja de facto um simplório; simples e irritantemente recorrente, é a distorção paternalista, caricatural e burlesca ( aliás, ao arrepio de muitos textos meus nos quais não divido o mundo dessa forma idiota a que tu aludes) que fazes das coisas que escrevo, quando delas discordas: a catequese dominante, sabe-lo muito bem, sempre rezou que a corrupção brasileira era a dos "negócios", dos "capitalistas", enfim, da canalha habitual.
Ora lê bem as fontes relativamente aos indicadores económicos do Brasil nos últimos dois anos (p. ex., no site do fmi)... Mas, claro, o crescimento de 5,2% do ano passado deve-se apenas à excelente performance das "forças produtivas" e da "sociedade civil", não é...? Curiosamente, o FMI diz que se deve essencialmente à política fiscal.
Lula não vive dias de grande popularidade e grande parte da esperança de que tudo ia ser diferente já se esfumou. Mas não são pelos dados económicos que ele vai cair, bem pelo contrário. O Brasil está a crescer a bom ritmo e a captar imenso Investimento Directo Estrangeiro. Já não podemos dizer o mesmo de Portugal.
Grande Filipe: Precisamente porque não é habitual é que me irritou o simplismo deste texto. Por outro lado, não é verdade que "distorça recorrentemente", muito menos de forma "burlesca", os teus textos de que discordo. E é surpreendente que, logo tu, te sintas incomodado com o tom mais acintoso de um comentário.
Lula frito!(nada mal!) Sai o ignorante, que alivio! mas o pObrema continua porque, como dizem: a diferença entre o Brasil e o cancer é que o cancer progride! Bem feito para todos! Maria
A economia está relativamente bem porque Lula foi contra a esquerda do PT e não fez aquilo que disse que ia fazer. Com os milhões de investimento estrangeiro a entrar é normal que a economia cresça. Sustentável? Duvido. A insegurança tem aumentado (há um ano atrás a taxa de mortes de policias era mais de metade da taxa de mortes de soldados americanos no Iraque). O grande problema do Brazil é parecer não haver alternativa á retórica PT light ou PT hard. Excepto o Alexandre Soares Silva ou o Olavo de Carvalho... :)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.