A ESPERANÇA È UMA PUTA ALEIJADA: Os homens da justiça, em tempos de fronteiras - vide O Juiz do Meridiano de Sangue, o melhor livro de violência dos últimos anos - são sempre assim: podiam ser muito piores. Bastava que em vez de vários " engenhos explosivos" tivessem colocado um só, educadamente químico. A minha pergunta é assim, porquê tanta parcimónia? Porque acreditam na salvação e na conversão, combustíveis prenhes de piedade retardada. Ainda bem que são crédulos. O velho cabeça de dinamite ( 1872, O Nascimento da Tragédia) já a sabia toda:
"Imaginemos uma geração em crescimento com esse desassombro do olhar, com essa propensão heróica para o que é monstruoso, imaginemos o passo audaz desses matadores de dragões, a orgulhosa temeridade com a qual viram as costas a todas as doutrinas do optimismo, portadoras de debilidade, a fim de viver resolutamente em totalidade e plenitude."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.