O QUE É A "INTEGRAÇÃO"? E O QUE É O "OCIDENTE"?: Tenho seguido com atenção a discussão que o nosso FNV tem mantido com vários bloggers e comentadores acerca do Islão, da negociação, etc. Tenho aprendido muito. Porém, não o suficiente para entender este post de Pedro Picoito, onde se questiona "o que falhou" na "integração" dos bombistas de nacionalidade britânica e origem (ou fé, ou seja lá o que for) muçulmana. Essa é, do meu ponto de vista, a direcção que a polémica não deveria tomar. Porque a pergunta seguinte é óbvia: "o que falhou" na "integração" dos bascos da ETA, dos separatistas corsos do FLNC , dos italianos das Brigate Rosse, dos irlandeses do IRA, dos alemães do Baader-Meinhof...? E a resposta não pode deixar de ser: o que falhou foi o Ocidente.
A ETA, BV, BM não é o Ocidente ? A integração nunca se pode verificar em sociedades que desprezam a sua história e a si próprias como a ocidental. O multiculturalismo é a desvalorização da civilização ocidental facilitando o nascimento de ghettos dentro de estados. As consequências estão á vista. E vão piorar.
Adicionando que não se percebeu que há quem não queira ser integrado. E quem não quer ser integrado nunca deve entrar.
essa do Ocidente tem as costas largas. O luck lucky já objectivou, mais uma vez. E o que é que a integração tem a ver com ETAS ou IRAs ou brigadas do Baden Meinof? O eles mais tinham era excesso de "integração". Excesso de história e excesso de causas. Quanto ao terrorismo AL-Qaeda ainda não houve qualquer indicação que seja protagonizado por "desintegrados" ou sequer emigrantes clandestinos. Nme poderia ser. Requer boa "integração" e algum saber.
Mas também não estou a ver qualquer tipo de resolução do terorismo islâmico continuando activas ETAs e quejandas redes e pior ainda, alimentando-lhes politicamente as reivindicações. A globalização também já chegou ao terrorismo...
Caro Pedro Obrigado pelo comentário. Como digo no post, tentarei voltar a escrever sobre este assunto complicado em breve (o tempo não dá para tudo e muito menos para tudo o que é complicado). Por agora, só deixei as perguntas - e vejo que são incómodas. Entretanto, recomendo o artigo do Olivier Roy , um grande especialista na matéria, no Público de hoje. Está lá tudo, até a ETA e os Baader-Meinhoff.
Sim o Ocidente falha. Leia a Oriana Fallaci, e perceba onde é que ele falha. Falha quando tem medo de ser apelidado de racista por execer o direito contra etnias diferentes que não cumpram a lei, falha quando permite em solo "ocidental" e realização de casamentos segundo a lei da sharia (por exo na banlieue de Paris), em que uma das partes (a feminina, óbvio)não é livre no seu consentimento (pois os pais da rapariga entregaram-na como mercadoria à familia do futuro marido)...etc etc
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.