ELEFANTÍASE: Eliot temia Abril, eu acrescento Outubro. É um mês de ventania seca que leva as vacas a cobrir as crias, o que é mau para o leite. É um mês de castanhas que toda a gente devora por obrigação, a flatulência por uma vez erigida em espírito de saison. É um mês rasgado no calendário pelo Winnie The Pooh, esse cripto-taoísta que gosta de todos mas que anda sempre triste.
Eu gosto de Outubro. É o mês em que o cheiro a Outono se instala no ar. Em que o entardecer é mais fulvo e mais curto, coado por folhas de cores impossíveis. Em que a cama envolve e aquece contra o ar já frio da noite. Em que aquela terra de ninguém entre corpo e alma descansa da provação prolongada do Verão, do calor, do sal e da areia e outra vez do calor, do calor pesado dos carros estacionados e do calor duro do sol de chapa na pele. Eu gosto do Outono. E também gosto de castanhas, embora abomine o Winnie the Poo.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.