MEMÓRIAS: Habituado a ler com atenção e interesse o blog Causa Nossa, tenho-me deparado recentemente com coisas que me deixam estupefacto e completamente aturdido. A última que me deixou assim consta de um escrito de Vital Moreira. Diz VM que, "como era de esperar, Cavaco Silva está à frente, à partida. Os seus adeptos rejubilam. Prematuramente o fazem, porém. (...)" Semelhantes frases merecem ser dissecadas e, não sendo eu propriamente um "adepto" de Cavaco Silva (nem sei se ele se candidata), estou à vontade para o fazer com todo o respeito que devo ao meu antigo mestre coimbrão.
Primeiro, haverá mal que os adeptos de Cavaco Silva rejubilem por se depararem com umas sondagens que dão a CS uma enorme vantagem, quando este nem é ainda candidato? Segundo, os apoiantes de Mário Soares não se passearam em júbilo e em rejúbilo, às cotoveladas e abraços, alegres (nenhuma relação...) e contentes, com rasgados sorrisos pelos salões do Altis ainda na semana passada? Não terá sido isso mais prematuro do que reagir às primeiras sondagens? Terceiro, porque é que "era de esperar" que CS estivesse à frente? A candidatura de MS não era a tal que a esmagadora maioria dos portugueses preferia? Não foi ainda há dias que os apoiantes de MS diziam que a sua candidatura era a mais querida pelos portugueses? Que os iria unir e outras balelas do género? Isto passou-se há 8 dias, convinha não esquecer.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.