ORGULHO: Quando ouvi as declarações de Ticha Penicheiro na comemoração do seu brilhante título em que não se esqueceu de afirmar o seu orgulho em ser portuguesa, dei por mim a pensar que, hoje em dia, não nos restam muitas situações em que possamos sentir esse orgulho nacional. Ou temos a felicidade de contar com pessoas da sua estatura (que não apenas a desportiva), ou então, teremos que emigrar e esperar pela inevitável saudade, que exalta as boas recordações das nossas qualidades como povo, "filtrando" as más. De facto, quem vive em Portugal e assiste à degradação de tudo o que é instituição e princípios, em que já não há sequer a preocupação de parecer sério, dificilmente mantem os níveis de orgulho em patamares aceitáveis (resta o passado). E, quando se assiste a palhaçadas como o regresso de Miss Felgueiras à terra prometida, em que tudo parece muito mal cozinhado - entre política, justiça e polícia - não consigo evitar um sentimento de profunda vergonha. Que só poderá piorar se os resultados das autárquicas confirmarem os Valentões, os Isaltinos, os Avelinos e as Fatinhas deste país como os desejados. Teremos então a certeza daquilo que alguns opinion makers já vêm afirmando: que o regime está podre e que... é mesmo tempo de emigrar.
É lastimável que o sentimento de orgulho nacional seja até estimulado pelo facto de uma portuguesa integrar a equipa que venceu o cmpeonato de basquete feminino nos USA! Lastimável, apenas pelo facto de não existirem na actualidade outros motivos mais ponderosos que exerçam o mesmo tipo de emoções nestas gentes aviltadas pelos políticos que ora nos desgovernam até ao fim do precípicio. Disse.
Sócrates anunciou uma iniciativa de altíssima importância para os portugueses. O tema desta iniciativa é a educação e a qualificação dos portugueses.
Em resumo, esta iniciativa ambiciosa, chamada de "NOVAS OPORTUNIDADES", tem por principais objectivos:
? Fazer do 12º ano o referencial mínimo de formação para todos os jovens; ? Colocar metade dos jovens do ensino secundário em cursos tecnológicos e profissionais; ? Qualificar um milhão de activos até 2010.
Trata-se do mais ambicioso programa em matéria de educação e qualificação que já vi em Potugal desde que nasci, porque pretende recuperar do nosso atraso estrutural.
É impressionante a pedalada deste Governo! E sem consultorias milionárias dadas aos amigalhaços.... Tudo feito e preparado com a prata da casa.
É assim, os teóricos palram sobre o sexo do anjos... e a caravana prática do progresso passa.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.