POR DEBAIXO DO CALVIN: Leiam na última página do Público de hoje, o artigo (??!!!) de Maria João Guimarães, feito a martelo à base de leituras de www. Diz a senhora que na Inglaterra "os asiáticos não-muçulmanos estão a sofrer também com o grande aumento dos crimes e assédio contra os que seguem o Islão". Depois diz-nos que existem 560 mil hindus e 360 mil sikhs na Grã-Bretanha. Não acham estranho, com tantos não-muçulmanos assediados e vitimizados, o silêncio da imprensa inglesa? Existem os descerebrados que gostam da guerra, e existem as descerebradas preguiçosas que sonham com ela.
Pedro: obrigado pelas referências. Fui ao muslimnews.co.uk/news ( um site deveras encantador ) e carregando no botãozinho do search procurei recentes ataques a muçulmanos e a hindus: no search results, exceptuando o caso de um casal do Turquemenistão a quem um idiota atiçou três cães ( um cão grande e negro, outro grande e castanho e um pequeno e preto). Vou ver se para a próxima consigo comprovar o "grande aumento ( na Inglaterra) dos crimes e assédio contra os que seguem o Islão", como diz a peça do Público. Pelo menos tu já estás ao corrente. Um abraço.
Grande Pedro: "um meu criado", e que criado! Até adivinha as minhas preferências mediáticas britânicas. Se adivinhares a cor da camisa que tenho vestida, tens pasteis de bacalhau para o SportingXSLB. Juro!
Filipe: a imprensa inglesa não está assim tão silenciosa. Vê, p. ex., este link http://icliverpool.icnetwork.co.uk/0100news/0100regionalnews/tm_objectid=15910207&method=full&siteid=50061&headline=four-fold-increase-in-mersey-racist-attacks-name_page.html ou este http://www.muslimnews.co.uk/news/news.php?article=9799 onde se diz que "from July 7-28, 64 such crimes were recorded compared to 20 the year before", ou este http://www.guardian.co.uk/uk_news/story/0,,1540095,00.html Calímaco ficaria satisfeito. Ou não?
Sob o comando do aiatolá Khomeini, os xiitas derrubaram a ditadura do xá Reza Pahlevi e implantaram um sistema que fugia à lógica dos dois blocos econômicos, liderados por Estados Unidos e União Soviética. A partir da revolução iraniana, foi implantado um sistema de governo guiado por convicções religiosas radicais e inflexíveis. Khomeini inaugurou a chamada "Jihad" em nossos dias, a Guerra Santa contra o Grande Satã, representado pelo mundo não xiita. Daí para a prática do terrorismo foi um passo. O inédito nessa história era o caráter oficial do terror, assumido claramente pelo regime dos aiatolás.
Filipe: curioso citares só, na tua resposta, o Muslim News, e não os links do que deves considerar os "bons jornais" (os non-muslim). Lá também se fala disso. A propósito: na "próxima", se copiares o link do Muslim News e o colares na barra de endereços, seguido de 'enter', não tens que procurar nada, a notícia está lá. Teu criado,
Ó com catano, eu acho que chamar ?descerebrado? a alguém é chato. Bom, FNV, mas eu vou aqui explicar como se usa o google: escreva: ?rise +"muslim +community" +attacks +harassment +"July 7". Depois substitui ?muslim?, por sikh?, e depois aparecem coisas assim, por exemplo:
caro Caramelo: obrigado pelos links. O ponto era estarmos perante um preocupante "grande aumento dos crimes e assédio contra os que seguem o Islão", e não a existência, inegável, de desses crimes e assédio. Já houve problemas com a comunidade portuguesa este ano por duas vezes salvo erro, já ocorreram situações similares na Alemanha, na França, etc. Quando vier o lobo, já ninguém vos ouve.
A existência desses crimes a assédios não é de agora, FNV. O fenómeno skin em Inglaterra, por exemplo, é coisa antiga. Do que se trata agora é de um aumento do fenómeno, coisa que eu acho preocupante. Talvez de facto o aumento não seja ?grande?, mas acho um bocado exagerado chamar alguém ?descerebrado? por usar essa fórmula, desculpe lá.
Caro Caramelo, No último parágrafo do meu post eu associo a qualidade de descerebrado/a a uma atitude face a coisas : gostar da guerra e sonhar com ela. O facto é que muita gente se preparava para assistir a explosões de violência contra muçulmanos em Inglaterra, depois dos atentados ( e para endossar a culpa a Blair/Bush/etc), e isso não aconteceu. O irritante é que existe gente que parece que gostaria que isso acontecesse, e não se conforma.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.