SANGRE Y PITONES: Cumprindo uma tradição familiar, a minha filha mais nova, com apenas cinco anos, vai ser iniciada nos touros. Isto começou no tempo do seu bisavô paterno, no tempo em que ainda havia corridas de touros em Coimbra. A criança tem mais sorte do que o pai, pois que em tão tenra idade vai ter a felicidade de ver ao vivo El Juli e Finito de Córdoba, numa praça perdida no meio de Castilla-Leon. Ainda antes de chegar à idade de se emocionar com o sofrimento do touro, a menina vai poder apreciar a arte das gaoneras e dos naturales, a beleza de um bravucón a humilhar com sentido e nobreza. Aprenderá a admirar o princípio de todas as coisas; a vida, a curta distância de um piton avisado, parece segura. Mas não: só a arte o é.
Obrigado Rui e JP. Uma pequena inconfidência: os toiros, depois do Benfica, são a minha grande paixão. Se eles fossem mansos, adorava ter sido diestro. Não me perdoo nunca ter visto El Cordobés e Curro Romero ao vivo ( vi outros, mas não é a mesma coisa), vou agora aplomarme com Finito e El Juli. Lembrar-me-ei de vocês.
Segundo Freud, " a arte é o caminho entre a felicidade e a realidade". Será esse caminho seguro?
A arte pode ser segura se for encarada como uma arte virtual e por isso sujeita à sujectividade.
Pessoalmente gosto da arte da tourada, mas só é segura enquantos os tourinhos e principalmente em pontas (como é o caso em Espanha) se encontram dentro da arena.
Já tive oportunidade de ver o JULIÁN LÓPEZ e meu caro FNV acredite que a sua filha vai gostar...
Ainda bem que assim é, Benfica sempre primeiro, e depois toiros :)
Vi ha algum tempo um programa na televisão sobre o assunto e "foi-me" desvendado o nome de Antonio Carmona ?El Gordito?. Depois de uma breve pesquisa na internet descobri que "el joven maestro", El Juli ainda tem descendencia a um nivel de "padrinhez" com ele.
Fabuloso "El gordito".
Já agora, conheci recentemente um jovem "matador", de porto mós, que promete...
Gostei do, "se fossem eles mansos, adorava ter sido diestro", pois se assim eles fossem... também eu alinhava :)
Quanto a "El Cordobés e Curro", bem, já não são do meu tempo, mas como grande paixão que são para mim também os conheço de nome... e que nome...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.