SONDAGENS Julgo que era Tayllerand que dizia que um homem pode fazer qualquer coisa com uma baioneta, menos sentar-se em cima dela. Com uma sondagem, idem. A TVI exibiu uma, onde Soares está (quase) definitivamente varrido do mapa: resta assim a Cavaco aparecer triunfal e recolher os louros logo à primeira volta. Aparentemente, e segundo os analistas, Soares está a ser penalizado por querer mais do que pode e deve, e porque os portugueses em tempo de cries querem um economista em Belém. Há ainda quem defenda que Soares está a ser castigado pelo episódio Alegre. Isto é deveras sensacional. Os sondados conseguem castigar Soares por razões biológicas, cuuriculares e morais. A minha dúvida é esta: em campanha, pode Cavaco utilizar alguma destas supostas fragilidades? Poderá acusar Soares de ser velho e de já ter sido presidente duas vezes, de não ser economista e de se ter zangado com um amigo íntimo? As presidenciais são eleições muito peculiares, pois que se reportam directamente a pessoas. Esta sondagem, como outras, trabalha uma representação de um confronto imaginário, embora neste caso, entre o que já está ( Soares) e o que há-de estar ( Cavaco). O que ainda não está, só tem qualidades: o vizinho que se muda amanhã, o novo director que chega para a semana, etc. Depois as coisas mudam ligeiramente, a comparação passa a ser feita num plano de igualdade. No caso de Soares, repare-se que só se têm discutido as fraquezas da candidatura e do candidato, Cavaco, por enquanto, é D.Sebastião. Resta saber se come tudo tudo tudo, ou se perde o avião.
Pessoalmente concordo que Soares e Alegre se prejudicaram mutuamente. A sensualissima Helena Roseta já veio a publico dizer que para Soares não há nada. Naturalmente quando há duas pessoas para o mesmo lugar, deve-se escolher a mais vocacionada para tal. Soares já tem uma idade avançada contudo depois de uma apresentação de candidatura, por sinal bastante bastatante atribulada ?tecnologicamente?, pudémos reparar na coerência/higiene mental e jovialidade de Soares.
Agora chamar de ?desejado? a Cavaco? Entre o Sebastião que come tudo ou para apanhar o avião, meu caro Anibal, eu pago-lhe a viagem para bem longe. É esse o meu desejo, para mim tanto me faz.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.