CALIFADOS: Na edição on-line do Pravda de hoje recorda-se os números recolhidos por G.Weimann, investigador na Universidade de Haifa: em 1997 existiam 12 websites dedicados à jihad, hoje existem mais de 4,500. Nada que espante o general John Abizaid, que em 2004 já falava da possibilidade da criação de um "califado virtual", ou o ex-chefe da secção política do US Army's Russian Institute em Garmisch, Alemanha: Timothy Thomas, de seu nome, descrevia num bom artigo de 2003, a actividade de um site - www.explizit-islama.de - criado por um grupo sunita, o Hizb al-Tahrir, destinado a recolher fundos para "actividades pacíficas". Vem isto a propósito da notícia segundo a qual uma cassete audio, com uma mensagem de al-Zarquawi, está a ser divulgada desde o passado dia 7 do corrente mês. Uma frase, aparentemente vulgar, me intrigou: muslim blood must be spared but it is permissible to spill infidel blood. Tudo indica que se estará a referir a mais ataques em países árabes ou de população muçulmana. Mas não sei porquê, talvez pelo engrossar das fileiras de fieis das Al Qaedas na Macedónia e no Kosovo ( em 2003 a revista búlgara Tema contabilizava cerca de 6000), cheira-me que Milão, até Novembro, será visitada pelo califado, o real, desta vez. In Sha'a Allah me engane.
Adenda: A tal frase, entre outras coisas, trouxe-me à memória a lição que Rabei Osman, detido em Itália a seguir aos atentados de Atocha de 11 de Março, dava a um jovem seguidor, Yahia Ragheh. Um excerto da transcrição da conversa, obtida a partir das cassetes de vigilância feita pela polícia italiana, foi publicado ( ainda está disponível em www.pbs.org/wgbh/pages/frontline) já há meses. A certa altura, Rabei está excitadíssimo a ver na net as imagens da decapitação do americano Nicholas Berg, mas Yahia tem dúvidas: "Isn't it a sin?". Rabei explica-lhe que não: "Every action is right - the important thing is that you obtain results." Uns pragmáticos, estes tipos que os ocidentais teimam em classificar como fanáticos religiosos.
Peço o favor a todos os portugueses para pressionarem as autoridades para reforçarem a vigilância e os preparativos para um eventual foco de doença da gripe das aves em Portugal
A gripe das aves já está a invadir o continente europeu.
"As autoridades romenas entraram em estado de alerta anteontem, depois de terem sido detectados os três primeiros casos de gripes das aves em patos selvagens, no delta do Danúbio, que é uma das maiores reservas ornitológicas da Europa. Na Turquia foram divulgados também os primeiros casos da doença que é apontada como a causa da morte de cerca de 2000 perus, numa exploração do Noroeste do país.
Mais de duas centenas de aves de criação foram abatidas de anteontem para ontem pelas autoridades sanitárias romenas por suspeita de terem contraído a doença, mas habitantes de aldeias do delta do Danúbio disseram a várias cadeias de televisão que viram morrer centenas de aves durante a semana que está a acabar. O prefeito do Departamento do Sudeste, Chirica Lefter já disse que " a localidade de Cermulia de Jos, onde os três patos foram encontrados, foi fechada à circulação, os habitantes vacinados e os solos descontaminados". As explorações das aldeias vizinhas foram igualmente fechadas."
"Gripe das aves: Turquia reforça controlo após primeiros casos
As autoridades turcas reforçaram os controlos depois dos primeiros casos de gripe das aves, detectados numa exploração de perus do noroeste do país, noticiou este domingo a agência turca Anatólia.
Ekrem Gktürk, o autarca da localidade de Kiziksa, lugar do foco da doença, indicou que todas as aves da região serão abatidas, assim como os cães vadios, como medida de precaução."
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.