GOYA NA MAESTRANZA: A Real Maestranza de Caballería, de Sevilha, acabou por reunir a melhor colecção de pintura tauromáquica à face da terra. E conseguiu-o porque comprou - para juntar a óleos de David Roberts, Bécquer, John Lewis, entre outros - um conjunto de aguarelas e estampas de Goya ( cerca de 40), exclusivamente dedicadas à corrida de toiros. Tenho pena de não poder mostrar aqui algumas, sobretudo a que retrata a morte de Pepe-Hillo, matador que morreu em praça em 1801. A história desta série sobre la corrida é curiosa: diz-se que Goya ( como muitos ilustrados da época ) detestava o espectáculo taurino e só aceitou a encomenda porque precisava de dinheiro. Não acredito. Não consigo acreditar.
Pois eu acredito. Porque como homem civilizadoque era, não devia gostar dessa coisa de touradas, e animais a morrerem no meio da arena, para gáudio das multidões. Como também não devia gostar de o ver a si a morrer à lança bárbara no coliseu de Roma.
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