LOBBY 2: Há coisas surpreendentes. As televisões têm passado a notícia de que um jogador de futebol tinha feito uns gestos pouco próprios. O assunto foi até tema de enorme debate televisivo logo no dia e nos dias seguintes ao jogo em questão. Curiosamente, as televisões não mostram as imagens do gesto e substituem-nas por outras do mesmo jogador a marcar golos. E, mais singular, é alertarem profusamente os telespectadores para o facto da queixa contra o jogador ter sido apresentada por um outro clube.
Vamos por partes: confesso que me impressiona pouco o gesto do jogador, até o poderia compreender e julgo-o quase natural no calor de mais um jogo em que, contra todos os auxílios, não conseguia ganhar. Repare-se que sem esta benevolência, haveria muitos outros gestos e palavras que obrigariam à crítica e sanção em todos os jogos. Atente-se, por exemplo, no que profere um certo e conhecido guarda-redes de cada vez que sofre golo (e não são poucas as vezes...): nós não ouvimos o que ele diz mas através da agitação da boca por baixo do nariz percebem-se perfeitamente os palavrões que está a constantemente a gritar (menos um, que ou não conheço ou ainda não compreendi bem). Mas se é tão grave a atitude do jogador do gesto (e admito que não seja bonita), não percebo porque não actuaram logo as autoridades competentes no futebol e foi preciso um clube apresentar queixa. A notícia importante, a meu ver, deveria ser precisamente que a Liga não actuou de imediato, como devia, e teve de ser espicaçada. Porquê? Porque não actuou logo, seria realmente a pergunta a fazer se a comunicação social não fosse tão benevolente em determinados casos.
Outra dúvida que me assalta é saber porque razão as televisões não mostram as imagens e as substituíram por outras, do jogador a marcar golos. Porque estranha razão o fazem? Seguramente que não é para não escandalizar nem para não ofender os telespectadores, mesmo os mais impressionáveis ou o público infantil, pois invariavelmente os telejornais nos atiram com palavrões e imagens muito piores. Aliás, imaginar-se esses pruridos num país onde no canal imediatamente a seguir a um outro, infantil, se pespega com programas eróticos ou pornográficos não tem qualquer cabimento. As imagens escolhidas para ilustrar a notícia devem dever-se, então, ao sistema que nos rege. Só pode.
Como você diz, toda a questão é ridicula. No calor de um jogo... por amor de Deus. Todos os dias tenho que ver dedos espetados no ar e ouvir buzinadelas no meio do transito de centenas de portugueses.
E o importante aqui nesta história é de facto a atitude do FCPorto... triste...
Quanto às imagens, não sei, ou é porque não as tem, ou porque também acham que toda esta história é ridicula.
O problema do porto e da imprensa é que não compreenderam que o que o Nuno Gomes estava a fazer era somente a promoção do famigerado Kit. estão a ver? Kit= seringas e tal....
Este post é a prova de como o futebol é o ópio do povo, transfigurando mentes e pensamentos, da esquerda à direita, do socialismo ao liberalismo.
1º A atitude do FCP foi lamentável. Hípocrita e demagógica. Triste e abaixo de escumalha. Comparando à política, podemos dizer que Pinto da Costa está ao nível do populismo acusatório do Anacleto Louçã. Reflicta sobre isso ...
2º Acha mesmo que as televisões censurariam a imagem ? Na trampa de televisão que temos hoje, no meio do populismo todo que grassa nos telejornais, da TVI e da Manuela, acha mesmo que há uma entidade superior que iria vetar logo uma imagem mediática sobre o Nuno Gomes ?
Ora bolas, já bastava o ponto 1, agora no ponto 2, você parece quase daqueles paranoicos de esquerda adeptos do Michael Moore que veêm conspirações até num prato de esparguette. Caramba, que doença, como é que um post dum dos meus blogues preferidos me fazem recordar duma assentada o Louçã e o Moore ? Reflicta sobre isso ...
3. O Nuno Gomes fez um gesto supostamente obsceno ? Simulou uma seringa na veia ? Caramba, o futebol para si deve ser mesmo parecido com um jogo de badminton... Que virgem ofendida...
Imagino que se tivesse visto o Nuno Gomes a apertar de forma "inédita" os tomates ao adversário a esta hora estariamos a ler um seu post comentando a reunião de urgência no Vaticano entre o Pinto da Costa e o Ratzinger com milhares de activistas LGBT em fúria...
Sim, VLX, também eu tenho saudades do tempo em que a TVI funcionava na Torre das Antas: quando a reportagem não lhe agradava, o Jorge Nuno metia-se no elevador e repunha a verdade desportiva. O seu irmão, ex-administrador não-executivo da SAD do FCP, talvez se lembre desse tempos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.