A NOSSA VEZ! Chegou a nossa vez, estava a ver que não. O Ministro da Justiça já tinha insultado os magistrados judiciais, os do Ministério Público e, quanto aos advogados, nada! Uma ferroada aqui, um latido acolá, mas morder com força que se visse, a fazer sangue, nada!
Para colmatar essa falha, esse provável esquecimento, veio agora o Ministro da Justiça acusar os advogados de não fazerem, relativamente aos que se socorriam do apoio judiciário, uma defesa "decente". A TSF, que parece continuar a pagar-se em suaves prestações, traduziu carinhosamente para uma defesa "de qualidade" mas o que o Ministro disse efectivamente foi que os advogados não faziam uma defesa "decente".
O insulto preocupa-me pouco pois era o que mais faltava eu admitir ser avaliado por alguém que da justiça parece ter a insólita ideia de que a mesma se obtém com conversinhas de pé de orelha nos gabinetes dos juízes (ou provavelmente com telefonemas diversos, na linha do que se passou há tempos quando um deputado foi detido). Admitisse eu conselhos de pessoas deste tipo e qualquer dia estaria certamente a colocar a hipótese de ofertar aos magistrados belíssimas cabecinhas de equídeos para ornamentar as cabeceiras dos seus leitos. (cont.)
Este Ministro da Justiça é, deveras, impagável (e os contribuintes que o digam, porque, pelos vistos, têm-lhe pago muito...) Agora resolveu virar o azimute contra os advogados. No iluminado entender do Senhor Ministro, e de acordo com a notícia da TSF Online, «Um grande número de pessoas em situações em que os contribuintes pagam honorários são mal defendidas ou não são defendidas ou então são defendidas com frases. Isso não está bem». Depreende-se que o Senhor Ministro, entre outras coisas, não ache "decente" que os Senhores Advogados usem "frases" para defender os arguidos... Mas então, senhor Ministro, ao redigir uma contestação, os defensores oficiosos deverão deixar de usar "frases"? E nas perguntas que façam ao arguido e às testemunhas ouvidas em audiência deverão usar linguagem gestual? Ou sugere o Sr. Ministro que se regresse ao tempo em que o ser humano não era capaz de articular frases (passando a usar-se, supõe-se, a linguagem tão cara ao seu partido, do "quem se mete connosco leva"? Se calhar é isso... O Senhor Ministro pretende fazer regressar a Justiça aos tempos pré-históricos. Não há pachorra para tanta demagogia!
Caro El Ranys, suponho que não esteja a pedir Justiça ao Ministro... É que, não osbstante "estar" Ministro da Justiça, o Dr. Costa não conhece o significado da palavra... De qualquer modo, a culpa nem é dele, mas de quem o colocou lá!
, «Um grande número de pessoas em situações em que os contribuintes pagam honorários são mal defendidas ou não são defendidas ou então são defendidas com frases. Isso não está bem».
~EVIDENTE, QUE QUANDO O MINISTRO DISSE "POR FRASES", ERA APENAS ISSO : POR FRASES ... OU SEJA, NÃO HA DEFESAS DECENTES, MAS APENAS UMAS FRASES ALI, OUTRAS ACOLÁ ... E OUTRAS ACOLI
COMO O AUTOR DESTE POST, NÁO PASSOU POR ISSO, MAS EU CONHEÇO QUEM PASSASSE , NÁO SABE DO QUE FALA
QUANDO O MINISTRO, TEM TODA A RAZÃO, EM TUDO AQUILO QUE DISSE
EVIDENTE, HÁ EXCEPÇÕES . HÁ ADVOGADOS QUE DEFENDEM OS CLIENTES , SIM
E HA OUTROS, QUE NEM FRASES DIZEM
EU SEI - TIVE DOIS, QUE NEM SEQUER REUNIRAM COMIGO, E TIVERAM A OUSADIA DE COMPARARECER EM TRIBUNAL, PARA "ME DEFENDEREM " E AO MEU FILHO
EVIDENTE, QUE DEVIAM ERA PRENDER ESSES ADVOGADOS
MAS SÓ QUEM PASSA PELAS COISAS, É QUE SABE
E , ESTE POST, VAI-ME LEVAR A QUE ENVIE AO MINISTRO, ESSES DOIS CASOS ...
VERGONHOSO
PARABENS, A ESTE MINISTRO
FELIZMENTE, SEI DE DIREITO, MAS QUANTAS E QUANTAS PESSOAS NÁO HÁ AI, QUE SÁO ATE PRESAS, E JULGADAS, POR AUTENTICOS E AUTENTICAS ESCROQUES, COM UMA LICENSIATURA EM DIREITO ????
Um dos comentadores teve uma má experiência com o apoio judiciário, o que é perfeitamente natural, e está irritado. Sabe como poderia resolver isso? Era existindo uma situação relativamente semelhante ao SNS e podendo escolher o advogado que quisesse, pagando-lhe o governo segundo as suas próprias tabelas e não de acordo com as miserávies impostas pelo governo. Acha que o governo quer isso? Pois eu também não.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.