MANUEL ALEGRE À PRESIDÊNCIA (III): Manuel Alegre tem fragilidades evidentes como candidato, e em textos anteriores apontei já a principal: não é conhecido. É um erro confundir o corpo eleitoral com um punhado de socialistas ou com os seus leitores. E não é conhecido por duas razões: não tem uma tribuna televisiva ( não participa em telenovelas nem debita bitaites sobre futebol) e não exerceu cargos políticos mediáticos ( autarquias, ministérios, etc). Isto deveria fazer com que os serviços de campanha se preocupassem com o efeito de familiarização. Não é fácil, até porque do outro lado estão dois candidatos ultra-mediáticos e porque uma das terapêuticas - accções públicas intensas - implica meios que a candidatura de Alegre manifestamente não possui. Não me parece que a insistência na vitimização - o mau PS e a luta contra os aparelhos - seja um bom caminho. Já a lapidação da principal ideia-forte, a independência positiva da candidatura (que é um facto) se reveste de maior utilidade. A imagem de Alegre é outro item que deveria ser explorado até à exaustão. Alegre passa a imagem de alguém franco, honesto, duro, mas também afável, bom apreciador dos prazeres da vida, simples. Depois de contabilizadas as fidelidades partidárias, estas eleições serão decididas pelo instinto, tecnicamente, pelas atribuições causais que serão feitas às características pessoais dos candidatos. O país não é a blogosfera ou as colunas de imprensa dos jornais. A sobrevivência de Alegre na corrida eleitoral não depende, para já, de se saber se ele pode ou não derrotar Cavaco numa eventual segunda volta. A sobrevivência eleitoral de Alegre passa por incutir nas pessoas a ideia de que ele pode ser um bom Presidente. Cavaco não tem o perfil, Soares já o foi duas vezes: é aqui, neste jogo exclusório, que Alegre deve jogar para ganhar.
PS: Boa viagem ao Porta-aviões ( link se o PC puder), melhor dito, a alguns dos seus tripulantes: e la nave va.
Uma estratëgia poderia passar por colar a imagem do M.Alegre ao novo modelo do übersexual, ainda que as pessoas nao saibam bem o que isso é, elas reconhecem os traços;)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.