OBVIAMENTE, DISCORDO: Do entrevistado do Público, Carlos Machado ( não percebi de que restaurante). Diz o senhor que no caso de se demolhar ao mesmo tempo os lombos e as postas baixas do bacalhau, deve-se colocar as últimas em cima. Como pode ser facilmente comprovado, a concentração de sal no recipiente de demolha é maior no fundo, pelo que as postas grossas devem ser colocadas em cima; caso contrário, praticamente não demolham. Quanto à cozedura, já toda a gente sabe que o bacalhau não é para ser cozido. Leva-se a água ao ponto de ebulição, desliga-se a fonte de calor, introduz-se o peixe, tapa-se e espera-se vinte minutos. Se quiserem variar, experimentem colocar uma boa posta legítima de cura amarela num pequeno tacho com azeite ( pode ser o do nosso lobo do mar PC). Elevem a temperatura do binómio até um pouco abaixo do ponto de ebulição e mantenham assim a coisa durante 10 minutos. Na parte final aromatizem com um alho encamisado e talvez com um ramo de carqueja. A carqueja liga muito bem com o bacalhau, noutros tempos tinha como função ( hoje assumida pelo papel absorvente) acolher os pasteis de bacalhau depois de fritos.
entre a covilhã e o fundão há um restaurante muito bom - o mário - cujo arroz de carqueja é fantástico, pensava que ia melhor com carne, mas parece que vai bem com bacalhau também.
PS - tens que me explicar melhor essa cozedura do bacalhau, é em vapor ?
por falar em bacalhau,vim agora da noite dia.A saida porrada na Vinyl.Os humanos sao uns animais.Quando nao pescam nao se contentam com o bacalhau cru.Va la,no meio de tanta betinha de celas conheci uma mulher interessante.segredou-me ao ouvido(fiz cara de ouvidor-palavra medieval):"Sou Stripper".O Natal e uma epoca bonita.Estou quase com trinta e mao morreu ha trinta anos.Matou mais que hitler ou estaline.70 Milhoes de pessoas.70 Milhoes de pessoas.Bem, mais uma cerveja antes de aterrar.
JP: o bacalhau é simplesmente posto na água acabada de ser fervida. Como o chá. No caso de se usar azeite mantemos o ouro líquido abaixo do ponto de ebulição. Abraço de Bom Carnaval para ti.
PS: Quando é que cá vens comer os pasteis? Trazes os percebes? ;)
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.