CÁ PARA MIM: Estas sondagens que dão como provável uma segunda volta são uma maquinação dos media/grupos de interesses/grande capital para mobilizar o eleitorado de Cavaco.
Pode dizer-me que sondagens dão como provável uma 2ª volta? É que todas as sondagens que vejo dão vitória à primeira volta para o Prof. Cavaco Silva (umas com 51%, outras com 52%, outras com 53% e outras com 54-55%).
Meu caro/a, já sabe a resposta: uma vez que o intervalo de confiança é em média de 3%, algumas dessas sondagens dão como provável ( não disse certa...) uma segunda volta.
"...sondagens dão como provável ( não disse certa...) uma segunda volta."
Eu não diria provável, mas antes, possível. A margem de erro tanto é por defeito como por excesso. Por exemplo, se a percentagem de Cavaco numa dada sondagem for 51% e a margem de erro da mesma for 3%, o resultado possível do candidato vai de 48% a 54%. As projecções à boca das urnas no dia das eleições nunca apresentam um resultado certo, mas sim um intervalo, e normalmente o resultado final fica-se pelo ponto médio desse intervalo.
Pode acontecer que a noite de Domingo venha a ser muito longa, caso as sondagens apontem para uma vitória de Cavaco à volta dos 50%. Aí tem que se esperar por todos os votos contadinhos para ver se há vitória à 1ª, ou não...
No entanto, eu penso que Cavaco está subvalorizado na sondagem do DN e não dou muito crédito à mesma. Até pelo passado da Marktest não ser de fiar...
Estas eleições não ditarão apenas o "fim da história" para o Sr Soares, tal como não ditarão apenas a vitória do prof. Cavaco Silva.Elas representarão inequivocamente a derrota da classe jornalistica. Essa corja de iluminados que ao longo desta campanha foi literal e despudoramente metendo na gaveta (ia dizer noutro sítio mas a minha religião não mo permite)o "rigor", a "objectividade" e a "imparcialidade", adjectivos inigmáticos que inundam as redacções, com o mesmo efeito quimérico dos posters do Cristiano Ronaldo nos quartos das teeenagers.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.