CABEÇA DE TURCO II: Não querendo maçar os eventuais leitores, alguns números e apenas referentes ao ano de 2002. Em Março, em Istambul, foi desmantelado o grupo conhecido como Galip Kuyucu, tendo sido apreendidas 7,4 toneladas de morfina base. Em Dezembro, na fronteira de Ipsala, foram apreendidas 17 toneladas de ácido acético ( anidrido). O tráfico deste produto é rigorosamente monitorizado pelas principais agências mundiais ( INCB, UNDOC) porque é o principal reagente utilizado para tarnsformar o hidroclorido de morfina ( morfina base) em diacetilmorfina, ou seja, heroína. A Turquia não é, definitivamente, um mero "lugar de passagem".
Nota: as fontes destes dois posts são muitas e diversas, sendo algo cansativo registá-las aqui todas, mas fique o leitor descansado que não me aproprio de trabalho alheio: são sobretudo números e factos, muitas vezes publicados em mais do que uma fonte. No entanto, caso o leitor assim o deseje, pode contactar-me para o correio da nau para qualquer esclarecimento específico.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.