PORTUGAL POR CABO: Para além das imagens que passam nos vários canais, há empresas de televisão por cabo que são em si mesmas a imagem do atraso do país. Sendo (à força) cliente de uma televisão por cabo da região de Lisboa, fui recentemente vítima de duas situações que vale a pena contar, ambas relacionadas com a substituição da "boxqualquercoisa". A primeira dessas situações ocorreu com a marcação da substituição do equipamento, tendo sido acordada uma hora certa para o efeito e com a reserva - a meu pedido - de que, em caso de atraso superior a meia-hora, seria avisado desse facto. É claro que os "técnicos" só apareceram três horas depois, quando já não estava ninguém em casa. Quando me voltaram a ligar foi para me darem uma "reprimenda" pelo facto de me ter ausentado de casa sem dizer nada, sabendo (!) que a "janela de actuação" dos técnicos é de 4 horas, ou seja, uma manhã ou uma tarde inteiras, podendo aparecer a qualquer momento dentro desse espaço temporal. Não só não pediram desculpas pelo tempo que me fizeram perder (infelizmente, também não era previsível que o fizessem nem sequer tal possibilidade lhes terá passado pela cabeça) como não admitiram a sua incompetência e desorganização pela forma como representantes da mesma empresa para o mesmo acto tiveram versões contraditórias quanto ao "modus operandi", com prejuízo para o cliente. A segunda ocorreu com uma reclamação que apresentei pelo facto de dois canais não estarem em boas condições de imagem. Depois de várias manobras orientadas por telefone terem falhado, foi agendada uma visita dos técnicos para quinze dias (!) depois. Quando questionados sobre a demora no timing para a solução do problema e sobre o facto de estar a pagar canais que não estão disponíveis (questões que apresentei por mera curiosidade mórbida e sem qualquer esperança de resposta positiva) fui informado de que há situações mais importantes e mais urgentes para serem tratadas pelos técnicos e que um dos canais já deveria "estar melhor". Desliguei o telefone com um sorriso nos lábios, embora ciente da minha condição de otário. Esta história faz lembrar o tempo em que quase todos os serviços eram públicos e em que o "utente" tinha que se conformar com a proverbial desorganização, incompetência e falta de respeito desses serviços devido à ausência de alternativas. E, infelizmente, quando não há alternativa válida, é uma realidade extensível ao mundo privado. Assumindo que as "alminhas" com quem falei ao telefone recebem formação para tratar assim os clientes e que esta formação é definida por quem manda, fico a pensar que há aqui uma "cultura de empresa" (neste caso, apenas comparável, no nosso tempo, aos tenebrosos serviços do fisco ou da segurança social). Num momento em que se pede competitividade e sabendo-se que esta assenta na produtividade, no profissionalismo e na competência, não deixa de ser lamentável encontrar uma realidade cujos "habitantes", com o desejado advento da concorrência, vão sofrer um choque superior ao registado pelos habitantes da antiga DDR com a queda do muro.
E se, depois dessas peripécias, te enviassem uma factura com: a) o valor mensal da TV cabo; b) o valor de um serviço codificado que tu efectivamente consomes; c) o valor das mensalidades de 3 meses de netcabo em que esta não esteve activada; d) o valor do equipamento de ligação à internet que por acaso compraste na Worten? E se, depois de reclamares, te exigissem o comprovatvo de que o equipamento de ligação à internet não foi comprado na empresa tv cabo? E se tivesses resolvido, a conselho da empresa, pagar apenas os serviços que efectivamente tinhas, neste caso, o acesso aos canais da tv cabo e ao canal codificado sport tv, e a seguir te cortassem a sport tv por falta de pagamento, obrigando-te a pagar a totalidade da factura para voltares a aceder à sport tv? Ando neste romance desde Outubro e na reclamação existente na empresa tv cabo consta que estão a aguardar o comprovativo da compra do equipamento. Temo que na próxima factura venha um quilo de laranjas ou um par de calças!!! Como é que eu provo que só compro laranjas na mercearia da esquina?
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.