ZÉ KARYAKA: A imprensa desportiva de hoje "atira-se" com violência ao russo Karyaka, do Benfica, devido a umas declarações que terá proferido e que foram publicadas na imprensa russa. Curiosamente, não se fazem grandes comentários sobre a vertente "desportiva" dessas declarações: mau ambiente, preferência do treinador pelo clã brasileiro, que não ajudam os jogadores estrangeiros na sua adaptação a Lisboa, etc. Nada disso. O pecado mortal foi a afirmação de que Lisboa está 20 anos atrasada em relação a Moscovo, que não há muitos jardins públicos para passear crianças, que a vida portuguesa está atolada em burocracia e que só conseguiu encontrar um colégio decente para a filha a trinta km de Lisboa. Não conheço Moscovo e pouco me interessa o que lá se passa mas, a nossa imprensa, em vez de se abespinhar com as referidas declarações, qual donzela apalpada, deveria talvez reflectir sobre o seu conteúdo. É que, descontando o exagero resultante do ressabiamento de não jogar na equipa titular, não deixa de ter alguma razão: podia haver mais e melhores jardins infantis em Lisboa, não é fácil encontrar um colégio decente para as crianças (tem que se marcar com anos de antecedência) e a burocracia reina.
E, hipocritamente, esta mesma imprensa desportiva lusa não se mostrou sequer incomodada com as declarações de conteúdo igualmente negativo feitas por Maniche acerca de Moscovo...pequeninos, como nunca deixámos de ser. Já não há pachorra...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.