BREAKING NEWS!: As representações diplomáticas da China, os restaurantes e os bairros chineses estão a ser atacados em várias cidades dos EUA e a bandeira da China é cuspida e espezinhada por multidões em fúria. Motivo? O filme western gay Brokeback Mountain, realizado pelo chinês Ang Lee. Num país em que o cinema é a religião, o Marlboro Man é o seu ícone mais sagrado e a população não aceita que venha um chinês infiel abastardar um símbolo viril, duro e rude, e transformá-lo num homossexual. Já foi decretado um embargo aos crepes, a Winchester oferece munições grátis a quem quiser integrar uma patrulha de vigilantes contra o perigo amarelo e já se fala em Ang Lee como o próximo ?cliente? de Guantanamo. O Governo português já veio a público condenar a monstruosidade de que o Marlboro Man foi alvo, reprovando o abuso da liberdade de expressão e considerando que figuras sagradas como o Marlboro Man, a Virgem Maria, Jesus e Maomé não devem ser apoucados desta maneira tão aviltante e irresponsável.
1. O Marlboro Man é hoje visto mais como um símbolo de cancro do pulmão ou enfisema pulmonar do que como um símbolo de masculinidade; 2. Por mais "sagrada" que seja a guilda do cinematógrafo, nunca garantiu a ninguém a vida eterna se o comportamento for minimamente aceitável, mesmo que se morra de mãos limpas mas vazias de boas obras; 3. O establishment americano quis simplificar - com propaganda fílmica e respectiva bendeirinha enfunada no grand finale quando "o bem vence sempre" - as mentes de todos os povos à semelhança daquele que representa. Não conseguiu em algumas gerações. Contudo, os cartoonistas dinamarqueses são a prova de como os "povos da liberdade" estão a leste da verdadeira ameaça. Quem brinca com o fogo... queima-se! Nada do que se passou foi espontâneo ou ao acaso... O pior ainda está para vir.
Gostaria de comentar aqui um post do incomentável, que agora se lembrou de lembrar-se do episódio do Deco e da chuteira - ó incomentável, a memória prega partidas não é? - e isto mesmo sem defender o mau hábito de atirar com objectos, sejam chuteiras, sejam papeis...
...e dizem as más línguas que o próximo filme de Lee tem como plot: a descoberta de que a virgem maria não era virgem pois tinha sido violentada por Maomé e que Jesus na verdade era filho de buda que por sua vez tinha visões do marlboro como sendo a única resposta para perder alguns quilinhos.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.