CÔR DE BURRO QUANDO FOGE: Como sabemos, os jornais costumam ser muito rigorosos com a descrição da côr da pele, ou a "etnia", dos criminosos, em certos casos. Já esta notícia sobre um duplo homicídio e o ferimento de uma terceira pessoa, aparentemente por motivos racistas, não se refere à côr nem à "etnia" do autor, embora lhe descreva cuidadosamente o traje e o penteado. Certo, certo, é que uma das vítimas era africana, a outra era uma menina branca ao cuidado daquela e a terceira era turca. Mas, também, "homicida de etnia caucasiana", ou "jovem branco mata três pessoas por motivos racistas" era capaz de soar meio estranho. Não?
Não acho nada que a notícia "propague" essa ideia. Mesmo que assim fosse, seria interessante notar como certos crimes são apresentados com uma raiz rácica-naturalista e outros com uma raiz ideológica-cultural.
Tratando-se de uma noticia, não podemos esquecer que se procura, através da perspectiva em que os factos são apresentados criar uma relação de segurança e confirmação no leitor. É muito confortável constatar que há coisas que nunca mudam: os pretos matam os brancos; os Skins matam os pretos e as criancinhas; e nunca se sabe quem mata os skins.
Não sei se percebi bem a sua resposta à resposta de fnv ao seu post, mas se percebi, quer-me parecer que pode haver um salto na forma como os crimes praticados por pretos são apresentados, que leva em conta uma conotação ideológica-naturalista já assimilada e cristalizada por parte dos leitores, servindo a identificação rácica como modo de identificaçãoo ideológica-cultural.
Por isso, não sei se o problema está em quem escreve a noticia, ou se se deve responsabilizar quem escreve a noticia por saber os juizos de valor secundários que tal irá gerar em quem a lê.
Essa dicotomia que o PC refere rácica-naturalista/ideológica-cultural dava uma discussão extremamente interessante ( eheh estou a parafrasear o EPC). Agora a sério: seria curioso desenvolver a coisa. Existirá uma representação social que vincula certos crimes à cor e outros à ideologia? Como se forma? Talvez pegue nisto. O Galvão 99 aponta alguns dos problemas associados a essa associação.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.