Sou suspeito porque sou o único da nau que se recusou a envergar a batina. Quanto a livrarias, parece que abriu "uma Worten com livros ao fundo"* ( há bons alfarrabistas). Temo que ele, apesar de manifestamente não apreciar Coimbra ( eu gosto muito), tenha razão nesses dois pontos. De resto, já tive vários bifes com o JPP ( veja lá que até a propósito do ...Santana Lopes e nas páginas do Público) mas tal não me impede de muito apreciar a sua escrita e muitas das suas ideias. No problema.
Só para recentrar a verdade,no que toca ao Mar Salgado, escrevi aqui há mais de dois anos sobre o problema de JPP com Coimbra. O link é: http://marsalgado.blogspot.com/2003_11_09_marsalgado_archive.html e o post chama-se "O ódio de estimação". O nosso FNV também escreveu algo sobre o assunto, a seguir (link na mesma página) e o post chama-se "Está-se sempre a aprender".
O problema está na diferença entre o "ódio de estimação" e o "não apreciar" . O próprio PC cita o post dele em que o ódio de estimação é apresentado como irracional mas muito pessoal ( a minha resposta, que o PC também recorda, discute o direito do PC em atribuir tão intíma característica a outro). A verdade é que detestamos que os estrangeiros apontem os defeitos, que já conhecemos, da nossa cidade, ainda que o façam por outros motivos. Você diz que ele tem um bife antigo com Coimbra: talvez seja isso, não sei.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.