NÃO PODEM VER UMA CAMISA A UM POBRE: Leio no DN de hoje que o PNR ( "extrema-direita") protestou contra a iniciativa da presidente da autarquia de Vila de Rei ( importação de brasileiros). Parece que o argumento é o seguinte: " se querer os portugueses em primeiro lugar é ser racista e xenófobo, então somos isso". O discurso nacionalista utiliza estas mensagens porque são as únicas que têm aceitação, ainda que mitigada, em algumas faixas da população. O resto é o deserto fechado à chave. Mas essa mitigada aceitação é que deve preocupar os bons espíritos. A iniciativa de Vila de Rei não deveria ser apregoada com tambores, precisamente porque faz eco nos beduínos do pensamento político. Rui Pena Pires, que comenta a notícia para o DN, diz o óbvio: poucos ( ou nenhuns) portugueses aceitariam ser deslocalizados para Vila de Rei com a promessa de um ordenado mínimo. Tudo muito certo. Mas é bom não esquecer que do outro lado da estepe, uma boa parte da esquerda ressequida tem ataques de asma de cada vez que se fala em deslocar funcionários públicos ou trabalhadores para zonas deprimidas do país. O que é bom para os brasileiros não é bom para nós, pois não?
@Paimouro, A maior parte dos portugueses não aceitaria ir para Vila de Rei!... E, na minha prespecriva o post bem analizado vai no sentido contrário a atitudes xenófobas... Pode ser o meu mau português, mas é assim que vejo!
Não, não é mesmo assim. Há uma diferença fundamental entre deslocar pessoas do seu meio familiar, contra a sua vontade, e incentivar a colocação de quem pretende emigrar, em busca de melhores condições de vida. Já a xenofobia dos pseudo-nacionalistas do costume é típica e costumeira: sob o signo do "não queremos gente de fora na nossa terrinha", manipulam-se as pessoas para irem interiorizando as ideias mais repugnantes. Não pode haver confusão à volta disto, por isso seria bom que se chamassem as coisas pelos nomes. E, já agora, que se deixasse a "esquerda ressequida" em paz, senão ainda parece que incomoda, e o discurso parece ganhar tons de "direita ressabiada"...
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.