MUNDIAL: Dizia alguém na rádio que se deveria ir em romaria junto de Filipe Scolari para pedir desculpa pelas críticas ou opiniões formuladas, primeiro, e agradecer, depois, a exibição da equipa portuguesa no mundial de futebol. Confesso perceber bastante mal este endeusamento que se pretende fazer do homem: ele não está a fazer mais do que aquilo para que foi contratado e pelo que é pago (muito bem pago, diga-se), mesmo que o responsável máximo da FPF afirme publicamente que não lhe exige nada (o dito mais espantoso que alguma vez saiu da boca de um empregador, mesmo incluindo aqui o Estado).
O extraordinário é que para além do chorudo ordenado e da completa falta de exigências, Scolari tem a seus pés um país embandeirado em arco que tudo lhe permite, admite e aceita, desde as birras aos insultos, no mais puro fenómeno terceiro-mundista que em Portugal me foi dado assistir. E não é só intra-fronteiras: pelo mundo inteiro, com particular destaque na Europa e na Alemanha, milhões de emigrantes portugueses oferecem o seu apoio desinteressado ao seleccionador e ficam horas, dias, à espera de ver a comitiva passar por breves segundos, para a aplaudirem entusiasticamente.
Acresce que Scolari tem à sua disposição (como ninguém alguma vez teve em Portugal) um lote de jogadores tão fantástico que lhe permite deixar em terra jogadores unanimemente considerados de excelência (um deles talvez aquele único que pontualmente poderia chegar aos calcanhares do fabuloso Cristiano Ronaldo e substituí-lo em caso de infelicidade que se espera não venha a suceder). Mas Scolari tem mais, tem fantásticos jovens jogadores carregadinhos de experiência (Cristiano, R. Carvalho) e tem jogadores mais velhos e experientes com garra de adolescentes e capazes de carregar o jogo (Figo, Costinha); tem mágicos da bola (Deco) e forças da natureza (Maniche); e tem ainda na baliza alguém com tanta, mas tanta sorte que apenas é comparável à da estrelinha que acompanha o nosso seleccionador (é sempre um susto ver aquelas bolinhas a passearem-se saltitando alegremente de poste a poste sem que ninguém lhes chegue perto, quer para as empurrar para dentro quer para as suster).
E como não bastasse ter em cada jogador português um portento, Scolari beneficiou ainda de quase uma equipa inteirinha completamente organizada por José Mourinho e que foi nada mais nada menos do que a vencedora da Champions League exactamente no ano em que Scolari conseguiu em Portugal perder a final do Euro 2004 contra a Grécia, feito pelo qual viria a ser condecorado pelo Presidente da República.
Se na altura Scolari não percebeu o conjunto de diamantes e a fortuna que lhe caía em sorte, não percebo eu agora porque estranho motivo ele demora tantos jogos já em competição oficial a acertar com a equipa e a mostrar um jogo minimamente à altura do conjunto de magníficos jogadores de que dispõe. Se não fosse a qualidade do grupo que nos caiu em sorte, provavelmente já nem estaríamos no mundial.
Pelo que continuo na minha: Scolari faz aquilo para que lhe pagam e tem à disposição um conjunto de condições e de atletas fenomenal que o país nunca teve para oferecer em bloco a nenhum seleccionador. E portanto eu dele só espero a vitória, que é o que os nossos jogadores merecem.
todos os seleccionadores, oliveirinha incluído, que inclusivamente levou uma choruda indemnização para se ir embora depois da figura q fez em 2002, são pagos para fazer o seu trabalho, como qq pessoa. a maior parte dos jogadores que estão hoje na selecção são os mesmos de ha 4 anos, só que mais novos, com mais força nas pernas. scolari é um grande técnico, um grande seleccionador, e consegue entre os jogadores o que ninguém conseguiu até hoje. e é essa noção de "família" que faz com que eles tenham chegado onde já chegaram e deus e grande, mais longe ainda. crucificá-lo pq perdeu com a grécia parece-me bastante triste, tendo em conta os resultados anteriores das prestações portuguesas em europeus, achar que ele só chegou onde chegou pq temos um grupo de merda, por favor. mas custa-lhe, a si e a mts outros, assim tanto admitir que o homem é de facto bom? E que há 40 anos, c/ todos os outros seleccionadores, que sao pagos para fazer o mm trabalho que ele, n se via nada assim? E que n é obrigação nenhuma é MÉRITO? eu gostava de saber pq. é por causa do Baía, AINDA, ou do Quaresma? viu os jogos dos sub-21? a diferença ta aí. é uma mentalidade f*dida, a nossa, porra...
Concordo contigo, mas não peço a victória no mundial, milagres desses nem em Fátima. Só peço a Deus (em quem não acredito) que o Scolari dê de frosques quando ele acabar o chavascal que instalou à volta da selecção, isso já seria uma GRANDE victória.
é verdade, Portugal de Scolari, perdeu com a Grécia. Mas já agora qual foi o seleccionador, que pago para trabalhar, consegui ganhar á Grécia nesse europeu ???
já agora outra pergunta : lembra-se do festival gratuito que demos contra a Coreia, com agressão ao arbitro e tudo ??? lembra-se ??? e que tal comparar essa actuação, e o comportamento da Selecção contra a Holanda, que apesar de provocada e por vezes ter até razão para tal, não vi ninguém rodear o arbitro ???
Podemos não fazer mais nada, mas acho que o investimento valeu a pena !!!
e quanto ao Quaresma e ao C.Ronaldo...nada me tira da cabeça que o Scolari sabe o que faz...senão vejamos :
- O nervosismo apresentado pelo C.Ronaldo, aparentemente já ultrapassado, derivado da idade e da exigencia imposta...
- Quaresma pelo que se viu nos Sub-21, tb não lidou assim muito bem com a pressão e exigencia...(não lhe retirando nenhum merito inerente a sua qualidade de Génio!)
Conclusão: Ninguém me tira da cabeça que Scolari apenas evitou ter 2 galos para o mesmo poleiro, com a inerente disputa interna, e abdicou de um para assegurar o espirito de grupo e coesão...sem ter que perder enrgias em disputas internas por um lugar no onze !!!
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.