OH COME, ALL YE FAITHFUL: Sabemos como os jornais e os comentadores ingleses, tal como os franceses, são parciais e enviesados quando têm que comentar jogos de futebol que lhes interessam, directa ou indirectamente. Porém, ao contrário dos franceses, geralmente resignados a um azedume ancestral, os ingleses têm a mania que podem fazê-lo com graça. Ora isso é um grande equívoco, como se comprovou há dois anos atrás: mais tarde ou mais cedo, perdem abruptamente o sentido de humor, tornam-se pateticamente self-indulgent, e bolsam prosas que não são muito diferentes das eulogies do Record e de A Bola sobre as derrotas do Benfica. Quem tiver paciência, pode sempre enviar um e-mail - de preferência em português - a um tal Rob Smyth, que, entre outras piadas, escreve assim: "Ronaldo is off the field again. The man from Madeira, he no look happy" (sic). Bem sei que a coisa é feita para ter graça, mas comparem um texto do mesmo palhaço, no mesmo dia, sobre o Inglaterra-Equador. Tem muito menos graça, não tem?
Era bom que fossem muitos, muitos e-mails. Eu já fiz a minha parte, tal como em 2004. E quem gosta de viver, aconchegado, sob o lema semper fluctuat, nec mergitur, pode sempre correr o risco de esperar por sábado.
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.