COM OS DENTES: Ralf Konig é um comediante alemão e activista gay. Numa entrevista publicada no Die Welt, no mês passado ( agora traduzida em www.print.signandsight.com), explica a sua posição no caso das caricaturas de Maomé. Não é nada meigo o Ralf. Diz que detestaria ver a sua cidade, Colónia, cheia de burqas e que o Ocidente deve lutar "com os dentes" pela defesa do seu modo de vida. Os grandes esquemas incomodam-no: conta que, quando o Papa visitou Colónia, ele e o seu namorado foram olhados de soslaio quando passeavam de mãos dadas na rua. E termina com uma definição do "espírito do Mundial 2006": "Não tenho nada contra, mas não há cervejaria sem um ecrãn gigante; é como o Natal, e eu odeio o Natal."
Por vezes, neste recanto ocidental com vistas para a América, esquecemo-nos que existem fracturas na nossa "civilização" com potencial de "choque" apreciável. A violência e intolerância que se podem encontrar até na promoção das melhores das causas, por parte de indivíduos e grupos, justificam bem o grito "foge de quem te quer salvar!"
Mar de opinioes, ideias e comentarios. Para marinheiros e estivadores, sereias e outras musas, tubaroes e demais peixe graudo, carapaus de corrida e todos os errantes navegantes.